UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS CULTURAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA SÉRIE FINAL DO ENSINO MÉDIO.

Páginas: 5 (1155 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014






UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS CULTURAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA SÉRIE FINAL DO ENSINO MÉDIO.

JOSÉ NIVALDO BERTI




Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Metodologia de pesquisa, como requisito parcial para elaboração da monografia do curso de pós-graduação em Ensino de língua Inglesa e Novas Tecnologias da Universidade Estácio de Sá.Universidade Estácio de Sá
Amparo – SP
Março - 2014




SUMÁRIO
UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS CULTURAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA SÉRIE FINAL DO ENSINO MÉDIO. 1
Amparo – SP 2
Março - 2014 2
SUMÁRIO 3
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. JUSTIFICATIVA 6
4. REVISÃO TEÓRICA 7
5. METODOLOGIA 8
6. CRONOGRAMA 9
7. BIBLIOGRAFIA 10


1. INTRODUÇÃO
Ao pensar o estudo de uma segundalíngua, não há estranhamento se a escolha for pela língua inglesa. Diversos são os fatores que relativamente justificam tal fato; por exemplo, os aspectos econômicos entre o Brasil e grande países de língua inglesa, como os Estados Unidos e muitos outros que fazem uso do inglês nos negócios. Tais fatores, no decorrer da história, levaram a língua inglesa a tornar-se a principal língua ensinada noensino público e privado no Brasil.
Consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS, p.27, 2000) que a opção por uma segunda língua pode, por opção, se dar de acordo com as características sociais de uma região, entretanto, nos próprios parâmetros também consta que o aprendizado da língua inglesa, enquanto segunda língua, se faz fundamental no mundo moderno.
Ainda enquanto fato ser alíngua inglesa a segunda língua no Brasil, cabe questionar qual o alcance dessa língua em seu ensino. É sabido que o ensino do Inglês deve abranger todas as habilidades, mas percebe-se o oposto, onde o foco limita-se ao ensino da gramatica e exercícios escritos, deixando de lado outras habilidades, como exercícios de fala, auditivos e culturais.
Focando, aqui, a importância dos aspectos culturais noensino da língua inglesa, questiona-se de que maneira esses aspectos são aplicados durantes as aulas e de que forma (assim como o quanto) colaboram na aprendizagem do idioma. O ambiente estudado será uma sala composta por alunos do último ano do ensino médio de modo que sirvam como um parâmetro para a pesquisa, uma vez que, por tratar-se da série final do ensino médio, possuem conhecimentos quepermitem, de modo mais preciso, avaliar qual foi a extensão da abordagem cultural junto ao ensino da língua inglesa e como isso contribuiu ou mesmo contribui no aprendizado da língua em questão.


2. OBJETIVOS
O foco desta pesquisa é questionar e verificar junto aos alunos do último ano do ensino médio se houve ou não aspectos culturais envolvidos e/ou diretamente aplicados no decorrer dosestudos da língua inglesa. Espera-se também verificar se os traços culturais, que naturalmente fazem parte do dia a dia dos alunos, servem ou serviram como fatores de influência no aprendizado da língua.
Serão também verificados especificamente:
Quais foram atividades culturais desenvolvidas.
As considerações dos alunos sobre a importância do ensino da cultura na aprendizagem do idioma Inglês.Como considerações finais, espera-se com essa pesquisa ter um panorama mais amplo da competência cultural desses alunos que ingressarão a vida acadêmica.

3. JUSTIFICATIVA
Acredito que a abordagem de aspectos culturais no aprendizado de uma língua é de suma importância para tecer os contrastes entre a língua aprendida com relação a língua materna. Ainda com relação aos contrates culturais,penso que a exposição do aluno somente a conteúdos gramaticais e/ou estruturais é restringir a visão deste aluno a um único enfoque.
Dessa forma, pensar o aprendizado de línguas, mesmo a língua mãe, sem pensar seu pano de fundo cultural, é limitar a leitura de mundo, seus registros e inferências no meio social. É fadar o aprendiz a um conteúdo raso e de horizonte limitado.



4. REVISÃO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensino de lingua inglesa na serie inicial
  • O ensino e aprendizagem da língua inglesa no ensino médio
  • ORALIDADE DA LINGUA INGLESA EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO
  • A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO
  • ANÁLISE DE DOIS LIVROS DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
  • O ensino de língua portuguesa no ensino médio
  • O ensino da língua inglesa
  • METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!