UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SOCIAL EM RELAÇÃO À GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA

Páginas: 13 (3175 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2015
UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SOCIAL EM RELAÇÃO À GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA

FRANCISLEI DA SILVA OLIVEIRA 1
JÂNIO VENÂNCIO DOS SANTOS 2
MÁRCIA CAMOEIRAS SANTOS 3
MARCOS FOGAÇA VIEIRA 4
MARÍLIA BRITO ALVES 5

RESUMO

Objetivo: Compreender como o fenômeno da gravidez na adolescência incide sobre a vida e o comportamento dos diversos atores envolvidos. Apresentar a realidade das jovens mãesantes, durante e após o período gestacional para contextualizarmos o problema da gravidez precoce.
Métodos: Pesquisa de campo com entrevistas com as jovens sobre o período em que estas vivenciaram a gravidez. Confronto teórico para argumentação do problema estudado.

Palavras chave: gravidez. adolescência. família.

INTRODUÇÃO

Neste presente artigo faremos uma análise de como se dá arelação da sociedade com a gravidez na adolescência. Contextualizaremos situações em que esses adolescentes se encontram, suas dificuldades e desafios perante a sociedade.
Esta análise se dará a partir de relato coletado em campo, com áudio e entrevistas, construindo um esboço para uma confrontação teórica.
Consideraremos fatores intensamente relacionados à gravidez na adolescência como família,escola, sociedade. Apesar das limitações referentes ao tempo para pesquisa, nossa abordagem tem como objetivo principal entender o significado da gravidez e como essa vivência se dá e seus conflitos e sua dinâmica em nossa sociedade.

DESENVOLVIMENTO

A adolescência é um período de muitas transformações, seguramente o momento em que o ser humano sofre a metamorfose mais acentuada da suaexistência: seu corpo, ideias, tendências, comportamentos, etc. Apenas um fenômeno, talvez, se assemelhe à brutalidade nas transformações desse ser: a gravidez. Quando esta ocorre, traz mudanças radicais na vida de seus atores.
No campo da sexualidade muito há que se discutir, desde as mais breves explicações até os aspectos mais complexos da sexualidade e seus impactantes fenomenológicos nos campossociais diversos. Por se tratar de uma área em constante transformação, seja nos conceitos, seja nos aspectos biológico e fisiológicos, tudo se torna mais difícil de definir-se:

Certamente as respostas a essas questões dependiam (e dependem) de inúmeros fatores. Geração, raça, nacionalidade, religião, classe, etnia seriam algumas das marcas que poderiam ajudar a ensaiar uma resposta. De modoespecial, as profundas transformações que, nas últimas décadas, vêm afetando múltiplas dimensões da vida de mulheres e de homens e alterando concepções, as práticas e as identidades sexuais teriam de ser levadas em consideração. Jovens ocidentais de grandes cidades do final do século XX terão, sem dúvida, outras respostas (seguramente, outras perguntas) se comparados com a jovem que eu fui e com jovensde outras épocas, outras regiões... (LOURO et al, 2000).

Como estabeleceu-se a celeuma quanto à sexualidade tornou-se necessário tratar a questão, ainda mais quando aplicada à adolescência, visto que esta já está carregada de problemas tais que interferem diretamente todas as áreas do indivíduo em formação.
Quando pensamos em sexualidade não direcionamos o tema somente ao sexo, mas também aesse, e é exatamente sob esse tema que há uma quebra de comunicação da sociedade com aquele estranho ser que passa a descobrir coisas novas a cada instante e, a cada instante, tudo lhe é medonho. Sua nova realidade de mundo parece dissociada do mundo externo. É como se este passasse a viver em um universo paralelo, onde aqueles que estão mais próximo, como sua família imediata, de uma hora paraoutra, tornam-se os seres mais distantes de si, invertendo-se o grau de afinidade com os agentes do seu ciclo de inter-relações.
Esse fenômeno tem suas explicações em outros campos de estudo, que não nos compete discorrer a respeito nesse momento. Antes, gostaríamos de tratar de um tema específico, muito comum na nossa sociedade e que o entendemos como uma das consequências da falta de diálogo dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gravidez na adolescência: uma análise dos aspectos sociais
  • PROBLEMA SOCIAL: GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • Diagnostico social gravidez na adolescencia
  • Gravidez na adolescencia: uma questao social
  • Gravidez na adolescencia um desafio social ( far )
  • Educação sexual: a gravidez na adolescência e sua relação com o desenvolvimento escolar.
  • Gravidez na adolescência: SERVIÇO SOCIAL COMO IMPACTO NAS CAUSAS PREVENTIVAS
  • Projeto de pesquisa em serviço social tema gravidez na adolescência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!