UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS PERSONAGENS DA OBRA “O QUINZE” DE RACHEL DE QUEIROZ A PARTIR DO ESPAÇO SOCIAL

3189 palavras 13 páginas
UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS PERSONAGENS DA OBRA “O QUINZE” DE RACHEL DE QUEIROZ A PARTIR DO ESPAÇO SOCIAL
Edilene Leite Alves
Maria Macivânia da Costa
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

RESUMO: O Modernismo foi um movimento que mostrou a precariedade vivida pelo povo nordestino em épocas de estiagem. Nesse sentido, o presente estudo objetiva analisar como os personagens Chico Bento e Cordulina, do romance “O Quinze”, da autora Rachel de Queiroz, lidam com a seca no nordeste, enfocando questões práticas e subjetivas. Para este estudo nos subsidiamos em pressupostos teóricos de Randal (1982), Queiroz (1989), Brait (2006), Candido (2006), Nicola & Terra, (2008), . Logo a pesquisa aqui proposta abordará um tópico sobre o movimento modernista; trará um pouco sobre a autora Rachel de Queiroz e sua relação como o romance de 30; e, por fim, fará uma análise de fragmentos retirados da obra “O QUINZE” da autora supracitada.

1. Introdução
Nos últimos anos estamos vivendo em tempos de seca, e sentindo na pele as consequências desta situação. Em muitas regiões tem pessoas que se quer tem água para beber e o Modernismo retrata nos romances de 30 a saga do nordestino para tentar viver nesse cenário de estiagem.
O Modernismo é o movimento que deu importância e mostrou a precariedade vivida pelo povo nordestino na seca. Esse movimento tem bases teóricas que nos permitem direcionar um pouco mais de nossa atenção para essas situações, bem como valorizarmos nossa região, nosso povo e nossas riquezas, para através deste conscientizarmos nossos educandos de nossa realidade, fazendo com que o aluno seja capaz de produzir diferentes trabalhos sobre a problemática abordada.
O presente estudo objetiva analisar como os personagens Chico Bento e Cordulina, do romance “O Quinze”, da autora Rachel de Queiroz, lidam com a fome vivida naquela época e como é a convivência entre eles diante da situação causada pela seca no sertão, enfocando em questões práticas

Relacionados