Uma análise das políticas públicas de saúde por meio da prevenção como uma política de comunicação social

Páginas: 12 (2798 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2013
Até que ponto os processos de comunicação, no campo da saúde, interferem nos modos pelos quais a cidadania é percebida pelos usuários da saúde pública em Goiânia?
Uma análise das políticas públicas de saúde por meio da prevenção como uma política de comunicação social





Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação daUniversidade Federal de Goiás (UFG), na linha de pesquisa Mídia e Cidadania, e na área de concentração Mídia, Cultura e Cidadania.










Goiânia
2013

RESUMO

A pesquisa proposta pretende analisar se as campanhas televisivas de comunicação de cunho educativo e preventivo no combate ao mosquito da dengue promovidas pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás acontecem apenas nosperíodos considerados epidêmicos ou de forma permanente e a forma como a população percebe essas campanhas.
Como objetivo básico, visa-se averiguar se essas políticas de comunicação interferem na percepção do que é cidadania pela sociedade goianiense. Tais indagações podem ser localizadas na área de pesquisa em comunicação interessado na construção social da realidade e em suasconseqüências para os processos de sociabilização e formação do conceito de cidadania. Dentro deste contexto, surgem questões que, a um só tempo, podem ser úteis para delimitar tanto a ideia que o poder público possui de cidadania quanto o conceito que a sociedade tem de sua importância no processo de aquisição e gozo dos direitos inerentes à cidadania. Partindo-se do pressuposto de que a informação,adequadamente organizada, disseminada e distribuída, constitui um instrumento da cidadania e um elemento essencial da democracia e de que ser cidadão significa comunicar-se de um modo específico, procura-se desfazer a ideia meramente instrumental da comunicação.




DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA

Até que ponto os processos de comunicação, no campo da saúde, interferem nos modos pelos quaisa cidadania é percebida pelos usuários da saúde pública em Goiânia?




JUSTIFICATIVA

O jornalismo é capaz de interferir diretamente na forma como a população reagirá diante dos fatos por ele noticiados. As estratégias lingüísticas e o discurso persuasivo fazem com que a população creia na plena veracidade dos textos jornalísticos, considerando-os, portanto, reflexo da realidade. Aimprensa influencia as decisões políticas do Estado, a opinião pública e a intelegibilidade de certos temas. Não por outro motivo, algumas políticas públicas no Brasil historicamente surgiram para suprir demandas da imprensa, muitas vezes, o único elo entre uma sociedade desassistida e um poder público leniente. Em alguns casos, as campanhas de prevenção são exemplos dessa relação.
Thompson(1998) identifica quatro tipos principais de poder: econômico, político, coercitivo e simbólico. O poder simbólico, especificamente, refere-se “à produção, transmissão e recepção do significado das formas simbólicas” (Thompson, 1998, p. 24). Parte do principio de que os indivíduos se expressam de forma simbólica e assim também interpretam as expressões usadas pelos demais. Surge, então, o conceito deconteúdo simbólico, que alguns estudiosos também denominam “capital cultural”, que se utiliza dos mais variados recursos (os meios de comunicação) para transmitir as suas mensagens.

Tais recursos incluem os meios técnicos de fixação e transmissão; as habilidades, competências e formas de conhecimento empregadas na produção, transmissão e recepção da informação e do conteúdosimbólico; e o prestígio acumulado, o reconhecimento e o respeito tributados a alguns produtores ou instituições (THOMPSON, 1998, p. 24).

Pode-se dizer, portanto, que os meios de comunicação são os recursos utilizados para exercer o poder simbólico e que as instituições da mídia se dirigem à produção e difusão de formas simbólicas em larga escala. Thompson utiliza o termo poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lutas sociais e políticas públicas de saúde
  • RESUMO CRÍTICO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS,POLÍTICAS SOCIAIS E POLÍTICAS DE SAÚDE:
  • As políticas públicas e políticas sociais
  • Comunicação Política e Comunicação Pública
  • Políticas de prevenção ao meio ambiente
  • Análise do plano de política social do meio ambiente
  • POLITICAS PUBLICAS PARA O MEIO AMBIENTE
  • políticas publica do meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!