uma análise da pedagogia na experiência da escuelita global zapatista

Páginas: 8 (1935 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
SOCIEDADE E EDUCAÇÃO





UMA ANÁLISE DA PEDAGOGIA NA EXPERIÊNCIA DA ESCUELITA GLOBAL ZAPATISTA

Mariano Lúcio
Igor Fidelis Maia
















NATAL/RN
2014
“Isto somos nós. O Exército Zapatista de Libertação Nacional. A voz que se armapara se fazer ouvir, O rosto que se esconde para mostrar-se. O nome que se cala para ser nomeado. Por trás de nosso rosto negro, Por trás de nossa voz armada, Por trás de nosso inominável nome, Por trás do que vocês veem de nós, Por trás, nós somos vocês. Por trás somos os mesmos homens e mulheres simples e ordinários, que se repetem em todas as raças, pintados em todas as cores, que falam em todasas línguas e que vivem em todos os lugares.” (Exército Zapatista de Liberção Nacional)

1. Breve história do zapatismo

Em um contexto mundial que se apresenta uma nefasta crise econômica, social, ambiental e que a humanidade se revela em perigo diante do chamado neoliberalismo ou o Deus Capital, um entusiasmado movimento têm repercutido positivamente e surpreendido a sociedade civil. Eles,os descendentes legítimos dos povos maias, num contexto em que a população em geral temia o fim do mundo em virtude do calendário desse povo andino, assaltaram a história dos ditos poderosos com seus passos silenciosos. Quando todo o mundo brincava de apocalipse no dia 21 do 12 de 2012, os povos Zapatistas tomaram as principais cidades do México na conhecida Marcha do Silêncio, em que milhares depessoas, sobretudo indígenas com seus passa montanhas ( capuzes ), caminharam em silêncio e de braços erguidos com a bandeira do EZLN ao lado da Pátria mexicana. Enviando um comunicado para o mundo através da palavra do SubComandante Insurgente Marcos, subscrito: “Escutaram? Este é o som do mundo de vocês sendo destruído, e do nosso ressurgindo”.
@s Zapatistas ganharam visibilidade pela primeiravez numa verdadeira Guerra contra o Esquecimento no primeiro dia de 1994 quando (re)tomaram 38 municípios no México, e até hoje permanecem a lutar para conquistar o que a chamada Revolução Mexicana de 1910 reivindicava, a saber, Terra e Liberdade. A emergência da insurreição foram as condições de pobrezas e ausências de direitos que se encontravam o povo mexicano e mais ainda a população deChiapas, uma das mais pobres do país. Quando o governo assinou o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), uma série de políticas que beneficiaram os EUA foram acordadas, e isso também trouxe muitos prejuízos para os indígenas de Chiapas. O que também proporcionou muita revolta nesses acordos foi a alteração do artigo 27 da constituição, que representava uma conquista doprocesso histórico revolucionário de 1910 em relação à questão agrária. Esse artigo possibilitava a distribuição de terras em propriedades coletivas pertencentes ao Estado (ejidos), que poderiam ser utilizadas para o uso das comunidades indígenas e camponesas. A perda desse direito foi uma das motivações para os zapatistas, que já passavam por um processo de preparação para situações desse tipo,pegassem em armas para garantir que suas demandas fossem ouvidas. Podemos ver nesse sentido a declaração da EZLN sobre esse acontecimento:
“PUEBLO DE MÉXICO: Nosotros, hombres y mujeres íntegros y libres, estamos conscientes de que la guerra que declaramos es una medida última pero justa. Los dictadores están aplicando una guerra genocida no declarada contra nuestros pueblos desde hace muchosaños, por lo que pedimos tu participación decidida apoyando este plan del pueblo mexicano que lucha por trabajo, tierra, techo, alimentación, salud, educación, independencia, libertad, democracia, justicia y paz. Declaramos que no dejaremos de pelear hasta lograr el cumplimiento de estas demandas básicas de nuestro pueblo formando un gobierno de nuestro país libre y democrático.” (EZLN, Primeira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • análise de experiencia
  • Analise global
  • Análise global ppra
  • Analise do filme: a experiência.
  • ANALISE GLOBAL-PPRA
  • Análise de uma experiência através de gráficos
  • Filme a experiencia "analise critica"
  • Análise da Estabilidade Global das Estruturas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!