Uma análise da família contemporânia

Páginas: 7 (1540 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Tendo como base o mundo de hoje é possível dizer que mudanças avassaladoras eprofundas de valores, de comportamentos e de identidades vêm acontecendo. Nessa perspectiva a complexidade da dinâmica familiar traduz-se de forma inquestionável na maneira com que seus membros interagem. Com todo esse aparato de diversidade, o amor, o afeto, enfim, os sentimentos passam a ser também um desafio tendo em vista que aprender a respeitar e a entender as diferenças, aprender a educaros filhos, dentro de suas limitações e dificuldades é algo que exige um esforço cada vez maior por parte de todos os membros da família contemporânea. Por tudo isso os novos arranjos familiares trazem consigo novos processos de adaptação.
Nos tempos de hoje podemos perceber as diversas formações familiares; a família nuclear deixou de existir e passou a ser a monoparentais e outrasdiversas nomenclaturas, aquela composta por vários membros de uma mesma família ou apenas parentes mais íntimos. Entender a família como um processo social em construção e mudança, destacando os novos "arranjos" e "composições" familiares desmistificando os conceitos e pré-conceitos estabelecidos ao longo da história.
A família é considerada um dos principais agentes da socialização eda reprodução de valores e padrões culturais dos indivíduos, já que neste espaço se tecem relações que envolvem posições etárias, posições sexuais, produtoras e reprodutoras das representações sociais, que justificam e orientam diversas práticas familiares e sociais.
O que se revela, atualmente, com as mudanças constitucionais, são as medidas de apoio familiar dirigidaparticularmente para as crianças. Além das transformações nas estruturas familiares, também vêm ocorrendo mudanças constitucionais no campo da família.

DESENVOLVIMENTO

As inúmeras mudanças sociais pelas quais passamos nos levam a repensar a família, o seu lugar e sua importância na sociedade atual. Há algumas décadas esse era o norte da maioria dos indivíduos. A família era composta porpai, mãe e filhos, e não se podia pensar de uma maneira diferente. O pai provedor, a mãe cuidando da casa, do bem-estar do marido e dos filhos, e os filhos se inseriam nessa realidade inquestionável, tornando-se adultos ao molde dos pais.
A partir das mudanças sociais e econômicas, houve uma redefinição dos papeis do homem e da mulher, mas ainda assim a mulher acumula a responsabilidadeda dupla jornada. Sendo ela responsável pela família (os filhos e o companheiro) além dos afazeres domésticos. Contudo, ressalta-se que atualmente em muitas famílias, há uma divisão nas tarefas domésticas e os responsáveis repartem as responsabilidades sobre os filhos, mas, a sociedade ainda associa estas atividades à mulher. Apesar desta série de modificações envolvendo a mulher, não se podeeximir a realidade que ainda é forte e presente, em que o machismo impera em vários setores da sociedade, inclusive da família. Não aprofundaremos no tema por não ser o objetivo do nosso enfoque.
Em consequência das diversas transformações do universo feminino, houve uma mudança na relação homem e mulher, deixando o que era um caráter eterno para tornar-se um caráter de temporalidade.A família sempre foi o lugar do encontro entre diferentes gerações, ora prevalecendo a cooperação, ora o conflito. Nas últimas décadas, as novas gerações divergem das anteriores quanto às metas perseguidas, aos valores respeitados e aos critérios para discernir o que vale ou o que deve ser descartado. As novas gerações experimentam, muitas vezes, uma distância e uma estranheza com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A familia contemporânia
  • Uma analise da familia contemporanea
  • Um analise da familia conteporania
  • Analise da familia contempôranea
  • Uma análise da família contemporânea
  • Uma analise da familia contemporanea
  • Uma analise da familia contemporânea
  • Uma analise da familia contemporanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!