Uma análise da família contemporânea

Páginas: 11 (2652 palavras) Publicado: 30 de maio de 2013
SUMÁRIO





1 INTRODUÇÃO




2 DESENVOLVIMENTO


2.1 A NOVA FAMILIA: DESFIOS E IMPASSES ..........................................................



3 CONsiderações finais



REFERÊNCIAS



INTRODUÇÃO

Neste trabalho será feito um relato sobre a família contemporânea e de como cresceu nos últimos anos. O estudo da família como instituição social se justificaporque parte das transformações sociais mais contundentes das nossas sociedades atingem diretamente a família. Isto ocorre tanto pela função que cabe a família dentro do processo de reprodução das sociedades, quando pelo fato de a família estar exposta a mudanças que ocorrem em outras instituições.
As inúmeras mudanças sociais pelas quais a família vem passando nos levam a repensar o seulugar e sua importância na sociedade atual. Há algumas décadas esse era o norte da maioria dos indivíduos. A família era composta por pai, mãe e filhos, e não se podia pensar de uma maneira diferente. O pai provedor, a mãe cuidando da casa, do bem-estar do marido e dos filhos, e os filhos se inseriam nessa realidade inquestionável, tornando-se adultos ao molde dos pais. Quem fugisse à regra seriavisto com certo preconceito.
 Ao lado das muitas transformações do mundo, também a família vem se transformando, e muitos valores são alterados. A mulher ganhou espaço e força no mercado de trabalho, se ocupando de diversas coisas além da casa, dos filhos e do marido. O homem deixa de ser apenas o provedor da família e pode assumir com mais liberdade seus afetos, seus sentimentos. Podemcompartilhar, como a mulher, de atividades que antes eram tidas somente como pertencentes ao sexo oposto.
O numero de famílias na qual o principal provedor é a mulher tem crescido bastante ao longo da última década, e com isso, a manutenção da tendência de aumento na proporção de famílias chefiadas por mulheres. Essa tendência vem sendo acompanhada com atenção por pesquisadores do tema, asmulheres passaram a ter rendimentos maiores, mas ainda bem abaixo do obtido pelos homens, além de receberem menos, as mulheres ainda são as campeãs em média de horas semanais dedicadas a afazeres domésticos, a responsabilidade das mulheres pelos afazeres domésticos permanece intocada ao longo dos anos, como também não sofre influência da posição ocupada pela mulher na família. 
E assim, afamília como um todo se transforma. O casamento, antes considerado necessário e algumas vezes obrigatório, perde sua força. Muitas são as "famílias" separadas, onde os pais são apenas namorados, se encontrando apenas quando querem. Muitos são também os filhos de produção independente, outros, filhos de pai ou mãe solteiros ou pais separados. Muitas são as avós que se tornam mães de seus netos. Eestes são apenas alguns exemplos. A sociedade já não se assusta mais com essa alternância de costumes e valores. É preciso lembrar que a família tem papel fundamental na construção de valores, crenças e projetos de vida das crianças e adolescentes.
Mais do que qualquer coisa é importante que haja sólidos e positivos pontos de referência, essenciais para o bom desenvolvimento da criança e doadolescente, tais como a certeza de ser amado e aceito, de poder mover-se livremente e a consciência clara do que acontece ao seu redor. É necessário que os pais busquem dar equilíbrio e estabilidade emocional aos filhos, seja qual for a estrutura familiar vivida.














































2 DESENVOLVIMENTO


Todas estastransformações psico-sócio-económicas da família não aconteceram simultaneamente em todo o mundo  ocidental, nem sequer em todas as sociedades ou comunidades do mesmo Estado. No entanto, as investigações dos diversos autores demonstram que, para a reconstrução da família “normal” depois da II Grande Guerra Mundial, as políticas sociais assentavam em que as mulheres estavam disponíveis para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma ánalise da familia contemporanea
  • Uma análise da família contemporânea
  • Uma analise de familia contemporanea
  • Uma análise da família contemporãnea
  • Uma análise da família contemporânea
  • Uma analise da familia contemporanea
  • Uma análise da familia contemporanea
  • Uma análise da família contemporânea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!