Uma análise da família contemporânea

Páginas: 7 (1689 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

CRISTINE FÉLIX DE LUCENA

uMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

João Pessoa
2011

cristine félix de lucena

uma análise da família contemporânea

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Filosofia, Sociologia, Psicologia Social e Funamentos Históricos,Teóricos e Metodólogicos do Serviço Social II.

Prof. Marcia de Almeida, Sérgio Barboza, Lisnéia Rampazzo e Adarly Goes.

João Pessoa

2011

INTRODUÇÃO

Esta produção textual tem por objetivo destacar as diversas formações familiares e o contexto das mudanças ocorridas no decorrer dos tempos, no plano socioeconômico e cultural da sociedade capitalista.
Busca também, entender a famíliacomo um processo social em construção e mudança, destacando os novos arranjos e composições familiares, desmistificando os conceitos e pré-conceitos estabelecidos ao longo da história.

DESENVOLVIMENTO

A família é uma instituição que desempenha papel importante na vida das pessoas e da sociedade, constituída por relações de amor, pode conter ou não crianças, seus membros podemou não estar relacionados e viver ou não juntos.
Há um compromisso e vínculo entre os membros desta unidade, com funções de responsabilidade que consistem em proteção, nutrição e socialização de seus membros.
É importante diferenciar o conceito de família do conceito de domicílio. Domicílio ou residência é qualquer local delimitado por uma família para lhe servir demorada.
A família para ser mais bem definida pode ser dividida em:
Família funcional – família harmoniosa, onde todos os membros estudam ou trabalham, não possuem conflitos e crises na dinâmica familiar, tem boas condições de moradia com acesso a higiene pessoal e coletiva, possui bons ganhos econômicos e os doentes são devidamente atendidos.
Família moderadamente disfuncional –família com harmonia abalada por divórcio ou doenças. Condições de moradia e higiene inadequadas. Possui membro desempregado ou que possui problemas com a justiça. Os recursos dessa família não são suficientes.
Família disfuncional – família sem harmonia, com crises constantes entre pais e filhos, membros com comportamento anti-social, problemas com vícios, higiene coletiva muito precária e baixorecurso monetário.
Para entender a família contemporânea é necessário que se compreenda os papéis sociais de gênero, que indica o comportamento socialmente esperado de um indivíduo de acordo com a posição social que ele ocupa.
A palavra gênero foi criada pelos cientistas sociais para tornar mais preciso os conteúdos de suas observações e diferenciar das classificaçõesrealizadas pelas ciências biológicas. Qualificando os indivíduos em relação ao seu comportamento quando este for determinado pelo fato de ser um homem ou uma mulher.
Quando os sociólogos se referem a gênero, falam das regras socialmente definidas que delimitam o comportamento aprovado para os indivíduos. Conforme se trate de um homem ou de uma mulher. O gênero não se classifica em macho oufêmea, mas em masculino e feminino.
Ao longo do tempo a família vem passando por mudanças sociais que contradizem os formatos pré- concebidos. É possível observar diversos tipos de famílias, que fogem do modelo tradicional constituído por pai, mãe e filhos biológicos.
São notáveis as transformações em virtude de mudanças no conteúdo dos papéis sociais de gênero emrelação às conquistas que as mulheres vêm alcançando.
Podemos destacar como tipos de família contemporânea:
Família Nuclear – Este modelo corresponde à maioria das famílias no Brasil, portanto é o tipo mais comum de família. Este grupo é formado pelo casal e filhos. A família nuclear pode ser dividida em subtipos se for levado em consideração a distribuição dos papéis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma ánalise da familia contemporanea
  • Uma análise da família contemporânea
  • Uma analise de familia contemporanea
  • Uma análise da família contemporãnea
  • Uma análise da família contemporânea
  • Uma análise da família contemporânea
  • Uma analise da familia contemporanea
  • Uma análise da familia contemporanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!