“Uma análise da família contemporânea”

Páginas: 8 (1834 palavras) Publicado: 4 de abril de 2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
FILOSOFIA, sociologia, psicologia social, fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social ii.

JANETE LIMA DE OLIVEIRA

“uma análise da família contemporânea”
“FAMÍLIA UMA NECESSIDADE HUMANA”

TARAUACÁ - ACRE
2011
JANETE LIMA DE OLIVEIRA

“uma análise da família contemporânea”“FAMÍLIA UMA NECESSIDADE HUMANA”

Trabalho apresentado ao Curso (Graduação em Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Produção textual Individual].
Orientador:Professora Lisnéia, Márcia, Sérgio e Adarly.

TARAUACÁ- ACRE
2011
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO..............................................................................................04

2DESENVOLVIMENTO.................................................................................05

3 CONCLUSÃO...............................................................................................09

4 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................10

INTRODUÇÃO
A família é de fato algo que os filósofos deixaram na mão oposta de suasanálises filosóficas, mas é algo que tende a se compreender melhor, pois “o centro do pensar filosófico, nos seus primórdios, era os cosmos: a totalidade do mundo físico, a grande máquina do universo, desde o céu estrelado até as profundezas da Terra”. A família a partir de sua afirmação no meio humano, como algo necessário paro o bom andamento da nossa sociedade global, foi e terá sempre um pontoculminante para se filosofar, seja como nova descobertas, seja como algo que está sempre se afirmado na existência do homem, sem deixar de agregar novas possibilidades, mas que família poderemos ter futuramente? Uma pergunta pertinente, porém impossível de se responder o que podemos afirmar é que ela estará sempre na direção dos estudos filosóficos, pois o espaço filosófico se deu a partir daruptura promovida por Hegel, ou seja, foi o primeiro que deu um razoável espaço filosófico à família, Ficando evidente que os fatores culturais, ou a estrutura social de modo geral, foram determinantes para isso: o papel atribuído à mulher e á vida domestica entre os gregos formava o homem como ser biológico: a educação, a cultura, a vida propriamente humana a polis se formava além da família. Essa éuma abordagem necessária para o entendimento ao processo de evolução da família, ou até mesmo uma melhor compreensão da família, como uma instituição amiga e pertinente na existência do homem.


DESENVOLVIMENTO
EXISTE UM SEGREDO PARA UMA FAMÍLIA FELIZ?
A família é a mais antiga instituição daterra, e ela cumpre um papel vital na sociedade humana. Ao longo da história, famílias fortes têm ajudado a constituir sociedades fortes. A família é a melhor provisão para criar filhos que se tornem adultos responsáveis.
Uma família feliz é um refúgio de proteção e segurança. Imagine por um instante uma família ideal. No jantar os pais demonstram seu interesse pelos filhosconversando com eles sobre os eventos do dia. Empolgadas, as crianças contam o que aconteceu na escola. Tais momentos de descontração reanimam a todos para enfrentar mais um dia no mundo lá fora.
Numa família feliz a criança sabe que seu pai e sua mãe cuidarão dela quando adoecer, talvez se revezando ao lado da cama durante a noite. Ela sabe que pode levar à mãe ou ao pai osproblemas que enfrenta como jovem e receber conselhos e apoio. Sim, a criança sente-se segura, não importa qual seja o mundo exterior.
Ao crescerem, os filhos em geral se casam e constituem a sua própria família. “A pessoas se dá conta da dívida para com os pais só depois que tem os seus próprios filhos”, diz um provérbio oriental. Com profundo senso de gratidão e amor, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma ánalise da familia contemporanea
  • Uma análise da família contemporânea
  • Uma analise de familia contemporanea
  • Uma análise da família contemporãnea
  • Uma análise da família contemporânea
  • Uma análise da família contemporânea
  • Uma analise da familia contemporanea
  • Uma análise da familia contemporanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!