Um Toque De Cl Ssicos Tania Quintaneiro Fichamento

2395 palavras 10 páginas
Assunto (Tema) : Um toque de Clássicos Ficha n° 1
Bibliografia completa
Quintaneiro, Tania Um toque de Clássicos: Durkheim, Marx e Weber / Tania Quintaneiro , Maria Ligia de Oliveira Barbosa, Márcia Gardênia de Oliveira. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995.
Max Weber (p.105 -124)

INTRODUÇÃO
À época de Max Weber, travava-se na Alemanha um acirrado debate entre a corrente até então dominante no pensamento social e filosófico, o positivismo, e seus críticos. O objeto da polêmica eram as especificidades das ciências da natureza e do espírito e, no interior destas, o papel dos valores e a possibilidade da formulação de leis. Wilhelm Dilthey (1833-1911), um dos mais importantes representantes da ala antipositivista, contrapôs à razão científica dos positivistas a razão histórica, isto é, a idéia de que a compreensão do fenômeno social pressupõe a recuperação do sentido, sempre arraigado temporalmente e adscrito a uma weltanschauung1 (relativismo) e a um ponto de vista (perspectivismo). Obra humana, a experiência histórica é também uma realidade múltipla se inesgotável .(p.105)

Weber propôs-se a verificar a capacidade que teria o materialismo histórico de encontrar explicações adequadas à história social, especialmente sobre as relações entre a estrutura e a superestrutura. Em suma, procurou compreender como as idéias, tanto quanto os fatores de ordem material, cobravam força na explicação sociológica, sem deixar de criticar o monismo causal que caracteriza o materialismo marxista nas suas formas vulgares. (p.106)

Weber também é herdeiro da percepção de Friedrich Nietzsche (1844-1900) segundo a qual a vontade de poder, expressa na luta entre valores antagônicos, é que torna a realidade social, política e econômica compreensível. (p.106)

Assunto (Tema) : Um toque de Clássicos Ficha n° 2

OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA SOCIOLOGIA WEBERIANA ACÃO E ACÃO SOCIAL

Relacionados