Um Toque de Clássicos: MARX, DURKHEIM, WEBER,

Páginas: 4 (769 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2014
Faculdade Católica do Ceará
Publicidade e Propaganda – 1º período

FICHAMENTO: QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria L. de; OLIVEIRA, Márcia G. M. de. Um Toque de Clássicos: MARX, DURKHEIM, WEBER,2. ED. Belo Horizonte: ED. UFMG, 2003.

RESUMO

O texto nos fala sobre a o surgimento da Sociologia em meados do século 19, na Europa e as grandes transformações que ocorrem gradualmente,passando muitas vezes, quase que despercebidas para os que não são participantes do meio.
Acontecimentos como a primeira Revolução Industrial, onde grandes fábricas surgiram com certa rapidez, aReforma Protestante, iniciada no século 16 e a Revolução Francesa onde houve uma confiança maior no ser humano no que diz respeito a levá-lo ao mais alto patamar da evolução, foram importantes para que omundo tomasse um rumo diferente da qual se tinham projetado.
Neste período, vários filósofos deram sua contribuição através de estudos e pensamentos como Montesquieu que trouxe inovações atravésdo conhecimento adquirido em viagens e leituras aos estudos da sociedade, Jean-Jacques Rousseau que legitimou o homem ao afirmar que o mesmo, em seu estado primitivo é “um ser livre”, que por conta deleis, perdeu-a, criando-se assim laços de servidão na vida civil, D’Alembert que nos diz que a partir das sensações, afirmamos nossa existência, Herbert Spencer que foi o difusor do chamado dawinismosocial, Saint-Simon que defendia o domínio da natureza no industrialismo, Auguste Comte que foi tido como o pai da Sociologia, e as obras e pensamentos de Marx, Durkheim e Weber que foram fundamentaispara configurar as bases da Sociologia.


CITAÇÕES

“As grandes transformações sociais não costumam acontecer de maneira súbita, sendo quase imperceptíveis para aqueles que nelas estãoimersos ” (p.9)
“de fábricas que se multiplicavam em ritmo acelerado, aproveitando a considerável oferta de braços proporcionada pela gradual deterioração da propriedade comunal.” (p.10)
“A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Quintaneiro, tânia
  • Resenha
  • Resumo indicativo de “Um Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber”
  • Resumo: um toque de clássicos: marx, durkheim e weber
  • Clássicos da sociologia: marx, durkheim e weber
  • Um toque de clássicos weber
  • Resumo um toque de clássicos Durkheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!