Um pouco sobre o Japão feudal

Páginas: 29 (7247 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O período Sengoku (japonês: 戦国時代, sengoku jidai, lit. "Período dos Estados Beligerantes") foi uma das fases mais conturbadas e instáveis da história do Japão, marcada por constantes guerras. Ocorreu entre a metade do século XV e o início do século XVII.
Após o declínio do xogunato Ashikaga, vários clãs próximos do xogum tentavam aplicar um golpe de estado, a fim de tomar o poder do país, já queo xogunato anterior estava caindo após quatrocentos anos de governo. Inicia-se uma guerra civil em que mediam forças vários clãs japoneses como o Hojo, o Takeda, o Uesugi, o Mori e o Imagawa (este último que mais tarde viria a ser conhecido como o clã Tokugawa). O conflito se transforma num sangrento combate, pois os portugueses haviam trazido para o Japão a espingarda.

Após o período Sengokuveio o período Tokugawa, estes governaram por duzentos anos até a instauração do período Meiji, que desfaleceu o xogunato e proibiu os samurais de praticarem o bushido.

Unificadores do Japão no período sengoku:

ODA NOBUNAGA

Oda Nobunaga (織田 信長?) Oda Nobunaga (23 de junho de 1534 - 21 de junho de 1582) foi um grande daimyo do período Sengoku da história japonesa. Filho de Oda Nobuhide, umguerreiro de menor importância e poucas terras na província de Owari. Nobunaga Oda nasceu em 23 de Junho de 1534 no castelo de Nagoya e foi dado seu nome de infância de Kippōshi (吉法師?). Sua mãe era Gozen Tsuchida esposa de Nobuhide, fazendo ele ser o primeiro filho legítimo; depois disso, aos dois anos se tornou o dono do castelo de Nagoya. Através da infância e começo da adolescência, ele eramuito bem conhecido por seu comportamento bizarro e recebeu o nome de Owari no Ooutsuke (尾張の大うつけ? Tolo de Owari).

Com a introdução de armas do fogo no Japão, entretanto, ele ficou conhecido por seu afeto pelas armas de fogo Tanegashima. Ele também era conhecido por correr com outros jovens da área, sem qualquer consideração pela sua própria posição social.

Nobunaga casou-se com Nōhime, filha deSaitō Dōsan, por estratégia política; contudo, ela não gerava nenhuma criança e foi considerada estéril. Foram as suas concubinas Kitsuno e a Senhora Saka que geravam seus filhos. Foi Kitsuno que deu à luz o filho mais velho de Nobunaga, Nobutada. O filho de Nobutada, Hidenobu Oda, se tornou o soberano do clã Oda depois das mortes de Nobunaga e Nobutada.

Nobunaga viveu uma vida de contínuasconquistas militares até conquistar quase todo o Japão, quando foi assassinado em 1582.
No que diz respeito à força militar, os sonhos revolucionários de Nobunaga não somente mudaram a maneira de guerrear-se no Japão, mas também, no processo, criaram uma das forças mais modernas do mundo de sua época. Ele desenvolveu, implementou e expandiu o uso de lanças de longo alcance (anticavalaria), armas defogo, navios blindados e fortificações de castelos, em perfeito ajuste a batalhas envolvendo grande número de guerreiros, o que era comum à época. Nobunaga também instituiu um sistema de classes guerreiras especializadas escolhendo posições para seus súditos e demais cidadãos sob seu jugo de acordo com suas habilidades, e não somente pelo nome, ranking ou relação familiar que tivessem, como tinhasido feito em períodos históricos anteriores. Seus súditos também ganhavam terras de acordo com a quantidade de arroz que pudessem produzir, não pela extensão de suas terras. Esse sistema de organização, em especial, foi muito utilizado e desenvolvido por seu aliado Tokugawa Ieyasu na formação do xogunato Tokugawa em Edo.
O domínio e a grande inteligência de Nobunaga não se restringiam ao campode batalha, pois ele também era um homem de negócios e entendia muito bem tanto os princípios de micro como os de macroeconomia. Primeiro, para modernizar a economia a partir de uma base agrária para atingir uma com base em manufatura e serviços, ele desenvolveu cidades-castelos que vieram a ser tanto os centros como as bases de economias locais. Em áreas sob seu controle, ele também construiu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Japão Era Feudal
  • Arte no Japão Feudal
  • Um pouco sobre Bacon
  • Um pouco sobre vida em rede
  • Um pouco sobre a ditadura militar
  • Um pouco sobre o IUS COGENS
  • Entendendo um pouco mais sobre CRM
  • um pouco sobre didáctica de Química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!