Um pouco de história da igreja primitiva

Páginas: 18 (4258 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
UM POUCO DE HISTÓRIA DA IGREJA PRIMITIVA Graças a Deus que Cristo veio à terra. Ele nasceu, viveu, morreu e ressuscitou. Apesar de todos os Seus feitos Ele não deixou aqui uma grande obra com milhares de seguidores, mas, sim, um pequeno grupo de cento e vinte pessoas orando no andar superior de uma casa. Todavia, quando o senhor Jesus morreu e ressuscitou, Ele produziu algo muito importante, Elegerou a igreja por meio da Sua vida. Apesar de ser uma pequena semente, era uma semente poderosa porque foi gerada pela morte e ressurreição de Cristo. A primeira igreja que existiu foi a igreja em Jerusalém. Ali Deus tinha a Sua habitação na terra, e podia expressar-se num Corpo, e começou a exercer domínio nesta terra. E a igreja, pouco a pouco, expandiu-se pelo testemunho dos apóstolos e dosdiscípulos. A igreja prosperava e o Senhor acrescentava dia a dia os que iam sendo salvos. Ela contava com a simpatia do povo e a benção do Senhor estava com ela (At 2:42-47).

A RELIGIÃO JUDAICA Porém Satanás, sorrateiramente, já no século 1, infiltrou certos elementos nocivos para causar degradação na igreja. Basicamente são três os elementos que causaram dano à unidade da igreja primitiva: areligião judaica, a filosofia grega e a organização humana. A religião judaica causou muitos males à igreja, como tão bem vemos descritos na Epístola de Paulo aos gálatas. A partir do capítulo 1 de Gálatas vemos que eles receberam o Espírito pela pregação da fé em Cristo, todavia foram pouco a pouco desviados para as obras da lei (Gl 3:1-5). Alguns incentivavam as práticas religiosas judaicas como acircuncisão, guardar o sábado, as dietas e as ordenanças. Enfim, de uma maneira “religiosamente boa”, essas práticas foram introduzidas na igreja iniciando um processo de degradação. Isso tudo levou Paulo a escrever aos gálatas a fim de abrir-lhes os olhos, lembrando-lhes que antes de crer em Jesus, ele era um religioso zeloso das tradições de seus pais e perseguidor da igreja (1:13,14) atéchegar a Gálatas 6:15: “Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura”. Em Efésios 2:14,15 Paulo diz que Cristo derrubou a parede da separação e “aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças”. Na igreja não precisamos de ordenanças, pois Cristo é tudo em todos.

A FILOSOFIA GREGA A influência da filosofia grega entre os cristãos também foimuito prejudicial, a ponto de tal mistura criar o gnosticismo. Os gnósticos pregam que toda matéria é essencialmente má, portanto, Cristo não pode ter vindo em forma de carne sem pecado. Eles não crêem na encarnação de Cristo nem em Sua redenção. A influência negativa dos gnósticos obrigou João a escrever suas três epístolas, especialmente na primeira epístola, João afirma que Jesus Cristo veio emcarne, e que o espírito que diz que Jesus não veio em carne não é de Deus (4:2,3).

A ORGANIZAÇÃO HUMANA O terceiro elemento de degradação na igreja foi a organização humana, que se iniciou no século 2. Como a igreja já estava “contaminada” pela religião judaica e pela filosofia grega, surgiram alguns defensores da genuína igreja. Isso foi muito bom, porque ajudou a preservar alguns da influêncianegativa. Entre tais defensores da igreja, Inácio foi dos mais importantes e respeitados. Todavia, cometeu um erro que com o tempo se tornou um grande erro. Ele afirmava que bispo era uma posição superior a presbítero, que os bispos deveriam supervisionar os presbíteros. Isso gerou uma ordem Hierárquica nas igrejas, pois fez com que várias igrejas numa região fossem supervisionadas por um bispo.Daí até chegar ao sistema papal foi apenas uma questão de tempo. Não apenas o clero e o laicato foram demarcados, como também o próprio clero foi dividido em classes. Não encontramos nada disso na Bíblia. O que podemos encontrar é que Paulo em Atos 20 chama os presbíteros de bispos (vs.17,28). Portanto, bispos são presbíteros e presbíteros são bispos. Por que então a diferenças de palavras? A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da igreja primitiva
  • Historia da igreja primitiva
  • Historia da igreja primitiva
  • Ata dos mártires
  • A igreja Primitiva
  • Igreja Primitiva
  • Igreja primitiva
  • A IGREJA PRIMITIVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!