Um Pouco Da Hist Ria De Meriti

312 palavras 2 páginas
Um pouco da História de Meriti
Considerado o mais imponente solar da Baixada Fluminense, foi o palácio dos Telles construido pelo Comendador Pedro Antonio Telles Barreto de Menezes, nascido em terras de Meriti em 1816 e falecido em 1882.
O casal Comendador Pedro Antonio Telles Barreto de Menezes - Francisca Justiniana de Freitas Telles (por curiosidade diga-se que D. Francisca, de uma familia do Rio Grande do Sul, é aparentada de Luiz Carlos Prestes) teve os seguintes filhos: Pedro, Francisco, Manoel, Antonio e Luiz; e as filhas: Joaquina, Francisca e Ana, a primeira casada com o Prof. Rocha Faria, catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Distrito Federal.
Com a morte do Comendador fez-se em 1908 a divisão amigável de suas propriedades, cabendo às três moças prédios no antigo Largo do Paço (hoje Praça 15 de Novembro) como o arco do Telles, o edificio do Taquara, o edificio da atual farmácia Silva Araújo etc., e aos homens partes da fazenda dos Telles. Divergiram, no entanto, os irmãos quanto ao destino do velho solar, e, de tal sorte foram as discussões e os estremecimentos que resolveram deixar o Vilar em condomínio.
Com o falecimento de Pedro Telles Barreto de Menezes ocorrido em 1919, ficou o velho solar totalmente abandonado e alvo de constantes e sucessivos assaltos e depredações.
Nenhum dos irmãos, no entanto, resolveu, temeroso de ser mal compreendido pelos demais, tomar qualquer iniciativa para preservar aquele patrimônio.
Por volta de 1925 desabou umas das paredes do Vilar e, frente ao matagal, ao palácio abandonado, caídos do assoalho do primeiro andar que se inclinara, amontoaram-se diversos móveis repletos de porcelanas e cristais espatifados, quadros a óleo de pintores europeus, pratarias, etc., esmagados por um grande piano. Continuaram os irmãos sem tomar qualquer providência, sendo aquelas riquezas levadas pelos transeuntes que invadiam a casa rapinando o que de dentro dela ficara.

Relacionados

  • O descobrimento do brasil
    63506 palavras | 255 páginas
  • Dou diario da uniao
    477708 palavras | 1911 páginas