Um pavão na terra dos pinguins

Páginas: 7 (1565 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
RESENHA - Um pavão na terra dos pinguins
1. Introdução
Trata-se de uma fábula contemporânea sobre as possibilidades e os perigos de ser "diferente" num mundo que valoriza o conforto, a segurança e o conformismo nas organizações.
Mostra as aventuras de Perry, o Pavão, em sua tentativa de fazer prevalecer o seu estilo na Terra dos Pingüins, juntamente com seus amigos, a águia, o falcão, agaivota e o cisne.
Enfoca a questão da diferença entre as pessoas no local de trabalho e como estas podem ser beneficiadas.
Perry, o Pavão, é um brilhante, talentoso e colorido pássaro que encontra problemas porque os pingüins estabeleceram um clima organizacional muito frio, burocrático e formal, governado por um grande aparato de regras escritas e orais. O estilo diferente e inusitado de Perryfaz com que os pingüins se sintam incomodados. O lema de Perry era: Imagine, Experimente, Prove e Faça!
O livro nos passa informações e estratégias para sermos diferentes em nossas organizações, e trabalharmos nessa transição, de forma não abandonarmos o processo de mudança no meio do caminho.
A maioria das pessoas é reativa, se incomodam com as mudanças porque isso significa entrar nodesconhecido, mas se bem trabalhadas essas pessoas também conseguirão ser diferentes, tornando-se pró-ativas e encarando as dificuldades da transição.
2. Desenvolvimento:
Existiam muitas terras habitadas pelos pingüins, no Mar das Organizações. As organizações dos pingüins pareciam iguais, os altos executivos usavam seus ternos de pingüins e as demais aves usavam uniformes. Todas as aves que desejavampassar suas idéias e visões eram encorajados a seguir o estilo dos pingüins e agir como eles, ou seja, seguir o exemplo de seus líderes. Para isso, as normas da terra dos pingüins eram constantemente reforçadas, para que as outras aves aprendessem a agir como eles.
Os pingüins chefes foram visitar novas terras, e foi na Terra do Aprendizado que se encantaram com um pavão chamado Perry, o qual sedestacava por ser talentoso, criativo, inventivo, prático, sensato e ainda era excelente na gestão de orçamentos, os pingüins então viram nele grande potencial para ser um pingüim.
Perry atraído por status, riqueza, e também por pertencer a uma organização conceituada, aceitou o convite e mudou-se para a "Terra dos Pingüins", aquilo para ele seria um novo desafio, o qual lhe proporcionaria grandesrealizações.
Com o passar do tempo, Perry percebeu que as coisas não estavam acontecendo conforme o previsto, o fato de ser diferente e colorido, seu jeito ou até mesmo o tom de voz incomodavam os outros pingüins, eles até concordavam que o pavão era talentoso e produtivo, mas isso de certa forma também os deixavam perturbados. E por isso a todo o momento Perry era aconselhado a agir e se vestircomo os pingüins.
Os pingüins perceberam a dificuldade de adaptação de Perry, e investiram em treinamento com ele, pediram que vestisse um terno de pingüim e até que pintasse suas pernas de preto e branco para ficar igual aos demais, mas ele não aceitou, e ficou muito chateado por perceber que sua aparência ou jeito de ser incomodava os pingüins, quando eles apenas deveriam se preocupar com seutrabalho e realizações.
As diferenças foram se acentuando com o tempo, Perry veio de uma terra onde os conflitos e diferença era valorizada, pois era dessa forma que poderiam testar novas idéias. O lema era: Imagine, Experimente, Prove e Faça!
Tudo era diferente, os pingüins fizeram regras que funcionavam e deviam ser seguidos por todos, e assim com o passar do tempo todas as aves que chegavamno "Mar das Organizações" deixavam de lado suas idéias, jeitos, pensamentos, e passavam a agir e se vestir como os pingüins, ou seja, aparentemente tudo continuava na mais perfeita harmonia, mas Perry não se conformava com a situação e descobriu um grupo de aves que como ele estavam insatisfeitas, pois haviam percebido que os pingüins os deslumbraram com promessas de sucesso, valorizando suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha pavão na terra dos pinguins
  • Resumo- O Pavão na terra dos pinguins
  • resenha- Um pavão na terra dos pinguins
  • um pavao na terra dos pinguins
  • Um Pavão na Terra dos Pinguins
  • Case
  • "Um pavão na terra dos pingüins" resumido em slides
  • UM PAVAO NA TERRA DOS PINGUIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!