Um panorama da História da Educação na atualidade

Páginas: 20 (4905 palavras) Publicado: 26 de janeiro de 2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO



DISCIPLINA: Metodologias e História da Educação
2º Semestre de 2014





Discente/ Mestrando: Edivilson Cardoso



Artigo: Um panorama da História da Educação na atualidade.






Campinas – SP – 2014



Um panorama da História da Educação na atualidade.Este trabalho pretende contemplar algumas das discussões levantadas ao longo da disciplina Metodologias da História e da Educação ministradas na pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp no segundo semestre de 2005, tendo como docente responsável o Prfº Drº José Luis Sanfelice.
Nas análises realizadas buscou-se constituir um quadro das principais concepções metodológicas da História, emespecial as utilizadas nas pesquisas históricas da educação no Brasil. Tentou-se desta forma, em primeiro lugar, demarcar quais são as propostas teórico-metodológicas presentes no campo da pesquisa histórica atualmente, analisando-as no âmbito dos seus paradigmas. Posteriormente, foi a verificação dos desdobramentos destas propostas nas pesquisas históricas da educação que nortearam as discussões. E,por fim, criou-se possibilidades de visualizar um panorama das opções para o desenvolvimento de pesquisas no campo da história da educação.

1. O campo teórico-metodológico da História.

Partindo da premissa supracitada temos as formulações de José D’Assunção Barros (2004) que tenta através de seu trabalho demarcar o campo da História na atualidade chamando a atenção para o “caleidoscópio” noqual se configura a disciplina, fruto da “fragmentação das especialidades” e da “crise dos paradigmas”. Nesse excessivo movimento de especialização o fazer história caminhou para um estilhaçamento de suas concepções subdivididas em diversos compartimentos internos, dotados, cada qual, de objetos, abordagens e visões diferenciadas do que seja o campo do conhecimento da própria História. Barrosreconhece que esse movimento não é específico do campo da História e que o mesmo ocorre também em outras disciplinas, o que permite notar que a fragmentação “é um fenômeno que se acentua no século XX através de dois caminhos distintos e independentes, embora no fim das contas ambos acabem contribuindo para este mesmo fim que é a cisão da História ou de qualquer outro campo do saber no seucaleidoscópio interno” (p.11).
Quanto à crise dos paradigmas, podemos observar que o século XX fora marcado pela diversidade de escolas e correntes historiográficas, que em certo modo, conservaram como ponto comum o abandono da história como crônica pautada em testemunhos antigos e passaram a considerá-la em seu sentido originário grego, como uma investigação. Deixando à margem a história dita positivista, nadécada de 1930, a Escola dos Annales rejeitou os fundamentos estabelecidos anteriormente, consagrando-se a partir de 1940-1950 no pós Segunda Guerra Mundial. Contudo, seria equívoco imaginar que apenas esta corrente historiográfica tenha se estabelecido nas primeiras décadas do século XX, pois uma historiografia marxista e a historiografia quantitativa também fizeram ecoar seus pressupostos,delineando seus métodos e demarcando diferenças, mas com um ponto comum, a busca pela superação da metodologia positivista. Atuando distintamente, essas correntes já denotavam, a partir de então, a substituição de um paradigma único difundido ao longo do século XIX, por uma multiplicidade de paradigmas, atuando de modo simultâneo, sem estabelecer superações.
Mas é em fins do século XX que a crisedos paradigmas se delineia com traços mais fortes. Se no pós Segunda Guerra, três grandes modelos historiográficos caminharam para uma solidificação, a partir da década de 1970 esses passaram a demonstrar sinais de exaustão, embora a crise já vinha também se estabelecendo em ciências sociais vizinhas, como a antropologia, por exemplo. Nas décadas de 1980 e 1990 uma polissemia de abordagens e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Panorama da história da educação
  • História da educação no brasil na atualidade
  • História da educação a distância no brasil: do surgimento à atualidade
  • A história da educação a distância no brasil, do surgimento à atualidade
  • Educação atualidade
  • História e Atualidades
  • Educação na atualidade
  • A atualidade da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!