Um novo rh?-avaliando a atuação e o papel da área de rh em organizações brasileiras

Páginas: 5 (1176 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
CESAR, A.M. R.V.C.;CODA, R.;GARCIA, M.N. Um novo RH?-Avaliando a atuação e o papel da área de RH em organizações brasileiras. Facef Pesquisa-V9-N.2-2006.


O RH E SEU CONSTANTE DESAFIO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS
MOARA SOUTO VIEIRA
Universidade Paulista - UNIP
R. Capitão Francisco de Paula, 333 – Campinas – SP – Brasil
Moara_sv@yahoo.com.br

O trabalho desenvolvido pelos autores no artigotem como objetivo, salientar a pesquisa feita com 445 gerentes e analistas de nível superior de diferentes organizações brasileiras, que com o passar dos anos, tem como desafio, a transformação da área de RH em um papel estratégico. Todavia se encontra em fase de construção dentro das empresas. Apesar das atuais ferramentas de abordagens de gestão de pessoas.
Na atualidade, os ambientesorganizacionais, que por sua vez se encontram mais competitivos e incertos perante todo mercado global, necessitam novas mentalidades de gestão, onde o papel do RH tende a focar a importância do capital humano, destacando a visão particular para o talento humano, de forma estratégica nas organizações, embora se encontre muita resistência de todos os níveis.
O RH visto como papel estratégico começou ase desenvolver no inicio da década de 90, porque até então não se tinha um amadurecimento neste sentido. O que se enxergava era o papel de Departamento De Pessoal. A visão atual pressupõe que área de RH dê conta: da atração, provimento e retenção de pessoas; do alinhamento, mensuração e remuneração alinhada à performance da empresa e dos empregados; do controle de investimento em pessoas, deacordo com a demanda das empresas (GUBMAN,2004). Mas o advento tecnológico, mudanças sociais, ambientais e crescentes pressões do mercado globalizado, obrigaram uma mudança de pensamento linear, transformando o RH em um papel mais alinhado com as políticas estratégica das empresas.
O destaque dado pelos autores sobre a pesquisa de Ashton et al.(2004) apontam as diferentes opiniões de diretores eCEO’s obtiveram sobre a área de RH. As críticas feitas à área apontam teoria mais voltada para processos internos, do que para a estratégia de negocio; que a área esta fracamente ligada aos objetivos da organização e não esta focada na vantagem competitiva como outros setores da empresa. Por isso é necessário que os gestores de RH pensem como gestores de negócio.
Quando Jacobs (2004) oferece algumasquestões para análise de quanto uma empresa esta caminhando em direção à estratégia, ele deixa bem claro como a participação da área de RH em constantes reuniões de cunho estratégico é altamente importante, destaca a visão de outros gestores, se realmente eles acreditam que o RH possa a ter uma efetiva participação nas decisões de mudanças da empresa.
Em relação às ações especificas paramudanças, Cakar et al . (2003) apresentam um modelo de gestão mais alinhado ao enfoque da engenharia, onde o RH entraria como um processo de suporte que existe para dar assistência aos demais processos que seriam clientes da área de RH.
No contexto Cultura Organizacional destaca-se oreal sentido dos valores tanto individual, como os coletivos. Hofstede (1998) mostra que embora a empresa tenha valores centrais à sua cultura, isto não significa que estes valores sejam compartilhados por todos que trabalham na empresa. Quando os autores entram na parte de Recrutamento e Seleção, enfatizam que nos dias atuais o enfoque para atração e manutenção de pessoas, tem se tornado maisestratégico, buscando pessoas para a organização e não mais para um cargo específico, alinhando as competências conforme os valores da empresa.
Os autores abordam o assunto Desenvolvimento de Pessoas, algo que possa ir além de um treinamento técnico, e sim um mecanismo de mobilização para as mudanças, que possam ocorrer deste desenvolvimento. Destaca-se também, como seria feita a verificação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O novo e importante papel do rh nas organizações
  • Atuação estrategica da area de RH
  • Atuação estratégica na área de rh
  • A atuação estratégica da area de rh
  • atuação estratégica da área de rh
  • O papel da etica no RH das organizaçoes
  • O papel da etica no rh das organizaçoes
  • Novo papel do rh

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!