Um Novo Olhar Sobre A Penitenci Ria Jos De Deus Barros

459 palavras 2 páginas
Um novo olhar sobre a Penitenciária José de Deus Barros
Um lugar hostil, sujo, marcado pelo crime e descrença no ser humano. Esse era o retrato mais esperado por nós alunos do 8º período de Direito da Faculdade R.Sá até o dia 23 de novembro de 2012, quando acompanhados pela Defensora Pública e Professora de Execução Penal, Valéria Buarque, adentramos os portões da Penitenciária José de Deus Barros, em Picos-PI.
Ao contrário da ideia que permeava o nosso imaginário abastecido pelo noticiário picoense, encontramos um local limpo e com marcas de um iniciado processo de reestruturação, a começar pela reforma das salas de atendimento onde funcionarão a Defensoria, consultório odontológico e médico, e a tão “famosa” cozinha, para decepção do esperado, sem baratas e alimentos estragados, mas com presos fazendo uso do aparato necessário para que a comida seja feita com a adequada higiene.
Chamou nossa atenção a atuação e preparo dos agentes penitenciários, mesmo em número reduzido se comparado à necessidade do local, que conheciam bem a história da maioria dos presos, auxiliando-os no contato com a Defensoria, distante do estigma precipitadamente formado de agentes mal instruídos e desconhecedores dos direitos humanos.
O momento mais esperado foi o contato com os presos, quando nos deparamos com traficantes, assaltantes, homicidas e estupradores, pessoas com diferentes histórias de vida e de crimes, todos com uma característica em comum: a esperança na Defensoria Pública, atualmente responsável por defender mais de 200 detentos da referida penitenciária, presos sem recursos financeiros para custear um advogado particular, que provavelmente ultrapassariam o tempo ou regime de pena caso não contassem com a ação do Poder Público.
Distante do esperado, bem como do que aprendemos nos livros de Direito, encontramos tímidas ações de ressocialização e reabilitação dos infratores, tais como pequenas oficinas de artesanato e presos atuando na limpeza e cozinha da penitenciária,

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas
  • Sistema Penal e Gênero
    63434 palavras | 254 páginas