Um novo olhar sobre a áfrica

Páginas: 4 (924 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
UM NOVO OLHAR SOBRE A ÁFRICA

Autor - Wanderley Pereira dos Santos

Como um conhecimento mais próximo da realidade africana pode contribuir para a derrubada de antigos preconceitos e pré-noçõesque ainda estão arraigados em nossa sociedade a respeito dos povos africanos. Para responder a tais questionamentos, devemos voltar nossos olhares para realidade atual da África, que ainda continuaescravizada por um passado fictício.
Desde o surgimento da humanidade, uma das melhores formas de se obter conhecimento é através das informações que nos são transmitidas de gerações em gerações. Pois,quanto mais conhecimentos conseguirmos acumular, mais entenderemos que ainda falta muito para aprendermos.
Existe um velho dito popular que diz: “em terra de cego, quem tem um olho é rei”. Diante detais palavras, notamos que aqueles que enxergam um pouco a mais que os outros, têm a seu favor, o fato de conhecerem algo que os outros ignoram. Isto significa dizer que pelo fato de conhecerem algoque os outros desconhecem, delegam a aqueles que possuem o conhecimento, a competência de manipularem ao seu bel prazer os conhecimentos adquiridos, com isso, obtendo vantagens para si sem que ninguémas percebam.
Atualmente, a realidade africana é muito diferente do que nós imaginávamos. A África que conhecemos através do olhar do outro, em nada se assemelha com a África vista pelos olhos dospróprios africanos. Em outras palavras, as visões eurocêntricas da África negra retratadas pelos colonizadores tiveram influencias da hegemonia branca, da Igreja e, mais tarde receberam contribuiçõesdos pensamentos representativos de Hegel.
Segundo Leila Hernandez (2008, p. 21), “a África ao sul do Saara, até hoje conhecida como África negra, é identificada por um conjunto de imagens que resultaem um todo diferenciado, exótico, primitivo, dominado, regido pelo caos e geograficamente impenetrável”.
Ou seja; a África negra no período colonialista era representada no imaginário das pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • África um novo olhar (Resumo)
  • África, Um Novo Olhar
  • O olhar estrangeiro sobre a áfrica
  • : Novos olhares sobre o endomarketing
  • Um novo olhar sobre o idoso
  • Um novo olhar sobre o brincar
  • Um novo olhar sobre aprendizagem
  • Um novo olhar sobre guanambi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!