Um Framework em C# com base na Utilização de Busca Tabu em um Modelo Aplicado ao Job-Shop Scheduling Problem Considerado um Sistema de Manufatura Flexível

438 palavras 2 páginas
MOTIVAÇÃO
No ambiente de manufatura atual, somente o baixo custo unitário e produtos de alta qualidade já não definem um sistema de manufatura eficiente (Wu et al., 2000). Para manter a sua fatia do mercado, um sistema de manufatura deve ser responsivo (Jain et al., 1999). O Job-shop Schedulling Problem (JSSP) é o problema mais comum e de mais difícil resolução (Maqsood et al, 2011) em sistemas de manufatura, e são características como demanda flutuante, variações de produtos e prioridades, capacidade desbalanceada, retrabalho, máquinas alternativas com capacidades diferentes, e gargalos de turnos que fazem do agendamento de produção uma tarefa muito difícil (Chen, 2009).
Esses requisitos conflitantes demandam um escalonamento eficiente, efetivo, e assertivo, algo que é complexo até nos ambientes de produção mais simples. Um problema de tamanha complexidade demanda um grande esforço matemático para sua resolução, devido à complexidade do algoritmo, a estrutura de dados utilizada, aos recursos computacionais disponíveis e, principalmente, em função da dimensão da entrada de dados (Müller, 2006). Nos últimos 8 anos uma enorme quantidade de pesquisas foi desenvolvida no intuito de aprimorar as técnicas existentes, já que nenhuma técnica específica foi capaz de prover a solução ótima em um tempo factível (Maqsood, 2012).
Muitas dessas técnicas existentes produzem resultados considerados satisfatórios, mas não se pode garantir a inexistência de uma solução melhor do que aquela encontrada em um tempo factível (Müller, 2006). Segundo Garey [Garey, 1976], o problema de otimização combinatória é uma tarefa de difícil complexidade e é conhecido na teoria da complexidade como NP-Difícil [Papadimitriou, 1995].
A motivação deste trabalho é aplicar, em um sistema real de monitoramento de chão de fábrica, uma das técnicas já estudadas, afim de prover uma solução ao problema de escalonamento de produção. Para tal este projeto é baseado no trabalho de Müller (2006), que

Relacionados

  • Pesquisa Operacional
    218917 palavras | 876 páginas