UM ESTUDO SOBRE O MUNDO DO TRABALHO: UMA LEITURA SOBRE AS TRANFORMAÇÕES E DESAFIOS SOBRE AS RELAÇÕES DE TRABALHO AO LONGO DO TEMPO E DA HISTÓRIA

Páginas: 16 (3784 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2014
1) Relações de trabalho nos seguintes períodos da história: Comunidades Primitivas – Roma – Grécia – Feudalismo

Nas comunidades primitivas, o homem preocupava-se com a caça, a pesca e com a segurança do lar. A mulher cuidava pessoalmente da casa e dos filhos, ou administrava os serviços executados por serviçais. Havia uma divisão do trabalho, que naturalmente variava em parte de umacomunidade para outra, de acordo com os costumes. Essa divisão do trabalho evoluiu através dos tempos. Parte dos bens e serviços obtidos domesticamente passaram a ser produzidos fora da casa ou da comunidade, por pessoas que se especializavam em determinadas profissões; estes foram os artífices ou artesãos. Mais tarde, surgiram as fábricas e o trabalho passou a ser assalariado, dando início ao modo deprodução capitalista. Com o Mercantilismo (1450-1750), as ideias econômicas conheceram algum desenvolvimento, mas na Antiguidade e na Idade Média as relações econômicas eram bastante simples.
Na Grécia antiga, como em Roma, a maior parte da população era composta por escravos, que realizavam todo o trabalho em troca do estritamente necessário para sobreviver em termos de alimentos e vestuário. Ossenhores de escravos apropriavam-se de todo o produto excedente às necessidades e consumo dos trabalhadores. A economia era quase exclusivamente agrícola; o meio urbano não passava de uma fortificação com algumas casas, onde residiam os nobres, ou chefes militares.
Para os gregos, a Economia constituía apenas uma pequena parte da vida da cidade, onde se desenrolava a vida política e filosófica,constituindo segundo eles os verdadeiros valores do homem. Por essa razão, a obtenção de riqueza constituía um objetivo bastante secundário na vida dos cidadãos. Para eles, a questão primordial consistia na discussão acerca da repartição da riqueza entre os homens e não como ela se obtinha.
Segundo a filosofia grega, o grande objetivo do homem era alcançar a felicidade, que se encontrava no seioda família e no convívio no interior da cidade, através da interação entre os cidadãos. A busca da felicidade, no entanto, não devia se restringir ao prazer, porque seria voltar à condição de animal e de escravo. A honra era importante na medida em que mostrava ao homem os verdadeiros valores da vida. Segundo eles, embora o comércio não fosse considerado como uma atividade natural, as trocas nãoeram condenáveis, pois permitiam a diversificação das necessidades humanas e levavam à especialização dos produtores. Entretanto, como o comércio era uma atividade que não possuía limites naturais e a moeda facilitava as trocas, criava-se uma classe de comerciantes ricos. Segundo eles, essa possibilidade de riqueza fácil corrompia os indivíduos, que passavam a dar prioridade à busca da riqueza, emprejuízo da prática das virtudes. Pela lógica grega, tornava-se, portanto condenável toda prática que levasse à acumulação de moeda, como a existência de trabalho remunerado e a cobrança de juros nos empréstimos.
O principal defeito do Mercantilismo foi ter atribuído valor excessivo aos metais preciosos na concepção de riqueza. Contudo, sua contribuição foi decisiva para estender as relaçõescomerciais do âmbito regional para a esfera internacional. Ele constituiu uma fase de transição entre o feudalismo e o capitalismo moderno. Com o comércio, formaram-se os grandes capitais financeiros que de certa forma financiaram a revolução tecnológica, precursora do capitalismo industrial.
No Feudalismo, além das trocas serem basicamente locais e regionais, elas não formavam o centro do sistemaeconômico, como no Mercantilismo. O feudo era muito fechado em si mesmo e as relações externas limitavam-se ao estritamente necessário.













































2) Capitalismo
2.1 Construção do trabalho assalariado

O trabalho assalariado é a relação de trabalho caracterizada pela troca da força de trabalho por salário....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Um estudo sobre o mundo do trabalho: uma leitura sobre as transformações e desafios sobre as relações do trabalho,...
  • Sobre Direito das Relações de Trabalho
  • Trabalho sobre relações interpessoais
  • Trabalho sobre o tempo
  • Trabalho Sobre A Leitura
  • Trabalho sobre a copa do mundo
  • Trabalho sobre o mundo e a resolução
  • trabalho sobre a copa do mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!