Um estudo sobre a governança corporativa nas empresas frigoríficas no brasil

Páginas: 27 (6668 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Um estudo sobre a governança corporativa nas empresas frigoríficas no Brasil

Claudio Roberto Severino Júnior
Centro Universitário UNIFAFIBE
claudio_rsjr@hotmail.com

Edson Barbosa Franco
Centro Universitário UNIFAFIBE
edson_bfranco@hotmail.com

Ângelo Antonio Davis De Oliveira Nunes e Rodrigues
Centro Universitário UNIFAFIBE
angelodavis@gmail.com

RESUMO
Introdução, este artigoapresenta um estudo sobre o que é e para que serve governança corporativa nas empresas. O objetivo dessa pesquisa foi analisar quais as práticas de Governança adotadas pelas empresas frigoríficas no Brasil. Para alcançar esse objetivo foi utilizado, como método, um índice desenvolvido por Silveira; Barros e Fama (2004), que observa por meio de vinte perguntas o acesso às informações das empresas, oconteúdo das informações públicas, a estrutura do conselho administrativo e a estrutura de propriedade e controle dessas entidades. Essa análise foi realizada em quatro empresas frigoríficas listada na bolsa de valores do Brasil. Com base nos resultados apresentados na pesquisa, todas as empresas estudadas estão cumprindo as necessidades e as regras estipuladas pelo novo mercado, e com relação aoacesso da informação, elas não possuem adoção idêntica às práticas recomendadas. Em relação ao conteúdo disponível a consulta pública a Mafrig S/A possui as melhores práticas, quando se observa o conselho de administração destaca-se a Minerva S/A, e em relação à estrutura de propriedade não existe diferença entre as quatro organizações. Assim, conclui-se que foi possível perceber que fora a MafrigS/A todas as outras empresas possuem a necessidade de melhorar suas práticas de governança.

Palavras Chave: Governança Corporativa, Mecanismos de Governança, Índices de Governança.

1 Introdução

A Governança Corporativa é um assunto muito discutido atualmente, devido à possibilidade que ela oferece para resolver um problema que as empresas possuem; o fato de muitas delas não permitirem atransparência de seus resultados de forma real a seus investidores. De acordo com Instituto Brasileiro de Governança (IBGC, 2009 pg.19):
[A] Governança corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgão de controle. As boas práticas de Governança Corporativaconvertem - os princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para sua longevidade.

Segundo Srour (2005), a falta de transparência das firmas e suas condutas nem sempre corretas com os acionistas minoritários vêm sendo constantemente apontadas como origens para o maufuncionamento do mercado acionário, acarretando graves consequências para a eficiência da economia como um todo, pois projetos deixam de ser financiados quando a firma não se compromete com a proteção dos interesses dos seus investidores.
De maneira bastante genérica, a governança corporativa (ou governança empresarial) pode ser descrita como os mecanismos ou princípios que governam o processodecisório dentro de uma empresa, assim, a governança corporativa é um conjunto de regras que visam minimizar os problemas de agência (CARVALHO, 2000).
Essas teorias buscam impedir esses problemas por meio de um sistema competente de divulgação de informação, além de se impedir a utilização de informação privilegiada, prática nociva à manutenção da credibilidade do mercado. (CANTIDIANO, 2005).
Segundoo mesmo autor, a governança corporativa ganhou mais força nos últimos anos, pelo fato do aumento de abuso de poder, fraudes e erros estratégicos nas empresas. O movimento de governança corporativa teve início nos Estados Unidos e na Inglaterra, por serem países que possuem o mercado de capital mais avançado.
Entende-se que a governança bem aplicada nas empresas garante a igualdade a seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de Caso Sobre Governança Corporativa
  • Estudo de caso sobre governança corporativa
  • UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS DIFERENÇAS NO MODELO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DE DUAS EMPRESAS DE COSMÉTICOS
  • Avaliação de empresas e governança corporativa
  • Governança corporativa na empresa bovespa
  • Governança Corporativa da Empresa Natura
  • Governança corporativa na empresa
  • Empresa familiar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!