um estudo sobre os povos indiginas de Roraima.

Páginas: 82 (20456 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2014



UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – HABILITAÇÃO EM ANTROPOLOGIA




LEVI GAMA RUFINO







UM ESTUDO SOBRE OS POVOS E AS ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS DE RORAIMA












Boa Vista – RR
2013
LEVI GAMA RUFINO










UM ESTUDO SOBRE OS POVOS E AS ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS DE RORAIMA



Monografiaapresentada como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel no Curso de Ciências Sociais – Habilitação em Antropologia. Sob a orientação do Professor Dr. José Carlos Franco de Lima.









Boa Vista, RR.
2013
LEVI GAMA RUFINO


UM ESTUDO SOBRE OS POVOS E AS ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS DE RORAIMA


A presente monografia foi submetida à apreciação dos representantes da BancaExaminadora abaixo, como parte dos requisitos necessários à obtenção da Graduação em Ciências Sociais – Habilitação em Antropologia.

Aprovada em: _________/___________/___________.
BANCA EXAMINADORA

Prof. Dr. José Carlos Franco de Lima.
Orientador

Prof.ª Dra. Marisa Barbosa de Araújo LunaProf.ª Dra. Priscila Cardoso de Oliveira

CONCEITO FINAL: __________________________




DEDICATÓRIA

















A minha esposa pela compreensão e pelas horas e dias em que não pude dedicar-lhe uma maior atenção em virtude de minhas ocupações acadêmicas e profissionais, aos meus familiares e amigos que muito me incentivaram nesta jornada.
AGRADECIMENTOSInicialmente a Deus que me concedeu a oportunidade de concluir mais uma etapa de minha vida.
Aos nossos professores e professoras, pela orientação dada no decorrer do curso e que muito souberam me encaminhar, estimulando-me a buscar através dos estudos, conquistas e aperfeiçoamento inovador que foi de grande importância para a conclusão deste trabalho.
Aos meus colegas de classe que semprese mostraram dispostos e imbuídos do espírito de equipe na realização das inúmeras tarefas, mostrando-se prestativos e acolhedores.
Quero fazer um particular agradecimento ao meu orientador, Professor Dr. José Carlos Franco de Lima por seu desprendimento, paciência e disposição em colaborar para que este trabalho alcance o êxito almejado.A mente que se abre para uma nova ideia, jamais voltará para o seu tamanho original. (Albert Einstein)

RESUMO
Nos anos 70, lideranças indígenas de várias regiões do País, com o apoio do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), começaram a promover a realização de Assembléias Indígenas Intertribais para a discussão de seus problemas. Essa representação nacional, diante de eventos decaráter continental ou mundial, levou a uma indianidade genérica, uma ação política e ideológica voltada para os problemas gerais dos índios e distante do dia-a-dia das aldeias. E ainda nos anos 1970, período marcado pela forte intensificação e ampliação do contato, algumas lideranças políticas de grupos locais Makuxi passaram a se destacar, ao exercerem funções privilegiadas de intermediação noestabelecimento das relações entre a população indígena habitante nas aldeias e os agentes da sociedade nacional. Os índios têm sido notícias também pela caótica situação da assistência à saúde ou quando na luta pela retomada suas terras confrontam-se com garimpeiros, arrozeiros e fazendeiros em sua tentativa de assegurar o direito à posse da terra de seus ancestrais. Assim levanta-se o seguintequestionamento: de que forma as organizações indígenas podem contribuir para a defesa dos direitos fundamentais dos povos indígenas em Roraima? Foram realizadas pesquisas bibliográficas recorrendo a autores, que incluíram em seus estudos a temática indigenista em Roraima. Além disso, busca-se compreender as particularidades da experiência vivenciada por algumas organizações indígenas de Roraima...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • um estudo sobre os povos indiginas de rrr
  • POVOS INDIGINAS
  • Os povos indiginas na historia do tocantins
  • Povos Indigenas do Estado de Roraima
  • UM ESTUDO SOBRE AS DIFERENTES FACHADAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
  • A capacidade de estudo é o que engradece os povos
  • Mesoamérica: estudo de povos relegados
  • resenha sobre povo Brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!