Um estudo de caso: observação do trabalho pedagógico realizado com o pilates, numa academia de goiânia

Páginas: 22 (5470 palavras) Publicado: 14 de junho de 2012
UM ESTUDO DE CASO: OBSERVAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO REALIZADO COM O PILATES, NUMA ACADEMIA DE GOIÂNIA

Gabriela Leila Teixeira

RESUMO: O seguinte estudo de caso foi realizado com a intenção de solucionar as aulas coletivas de Mat Pilates da academia em estudo, encontrando uma metodologia de aula mais elaborada. Esta vem com o intuito de atingir o objetivo de cada aluno e condicionar algunsa elaborarem um motivo de estar realizando tal atividade. Para a identificação e constatação do problema foram aplicados questionários aos alunos participantes das aulas, no período matutino e entrevista á professora de Pilates. A modalidade em questão tem a realização de aulas com turmas numerosas, que inviabilizam o trabalho individual de instrução e correção de posicionamento, que deve serexecutado durante a execução da técnica. Evidencia-se então a necessidade de um monitor em auxilio á professora, durante as aulas da atividade oferecida no local em estudo e um melhor esclarecimento, aos participantes, sobre o que é o Pilates, os objetivos deste e os benefícios visados com realização de tal modalidade.

Palavras-chave: Pilates. Metodologia. Objetivo. Pedagógico. Academia.1. INTRODUÇÃO


A sociedade que vivemos hoje passa por diversos impasses que acabam levando as pessoas a buscarem diferentes formas para se alcançar qualidade de vida. A rotina corrida de trabalho dos adultos, a estressante e maçante maratona de estudos dos adolescentes, na maioria das vezes impede a realização freqüente deexercícios físicos e faz com que estes deixem de lado uma das maneiras de prevenção de patologias e manutenção da saúde.
Nesse sentido Werneck (2005 apud MENDONÇA; DUARTE, p.02) afirma que: “O exercício físico tem demonstrado proporcionar, subjetiva e cientificamente, benefícios psicológicos e fisiológicos, melhorando a saúde e a qualidade de vida dos praticantes.”
Assim, a procurapor academias, parques para caminhadas, esportes e outros tipos de atividade física, aumentou progressivamente muito nos últimos tempos. Podemos destacar ainda que, cada indivíduo tem sua preferência e busca atividades que trabalhem o corpo em geral, proporcionando-lhes também lazer, descontração e outras satisfações. A partir da relação estabelecida percebe-se então o surgimento de um grandenúmero de técnicas correspondentes a esta procura, e entre essas se destaca o Pilates.
Com inspiração no aspecto já apresentado, foi realizado um estudo de caso sobre aulas de Mat Pilates aplicadas em uma academia de ginástica de Goiânia.O foco voltou-se para o trabalho pedagógico realizado nesta, já que a técnica também é aplicada em estúdios especializados de Pilates que adotam diferentesmetodologias de aula.
O campo em estudo não tem um público alvo específico. Este tem buscado mostrar às pessoas que a academia, além de ser um local de atividade física é também um lugar onde se pode melhorar no aspecto psicológico e na inter-relação social, para que assim possa-se atrair um público alvo seja diversificado.
A atividade pesquisada tem como público alvo aspessoas que necessitam de fortalecimento articular, postura, busca de uma vida com mais paciência, reabilitação com exercícios mais leves e sem cargas, entre outros. Esta não se restringe somente à estes objetivos, mas abrange todas as pessoas que sentem necessidade da prática por algum motivo particular.
A aula de Mat Pilates realizada na academia em pesquisa, tem duração de 50 minutos eapresenta turmas com um número de alunos que não é interessante para a prática, já que esta deve ser minuciosa em relação à execução dos exercícios, correção de postura e outros aspectos abordados no Pilates. Visto isso, se detecta também, em conversa informal com os praticantes da técnica, muitas dúvidas e questionamentos sobre o histórico geral do Pilates.
Podemos confirmar essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO INDIVIDUAL Estudo de Caso: Academia Via Forma
  • Estudo de caso da academia de ginástica
  • estudo de caso academia
  • Estudo de Caso: Academia Via forma
  • Estudo de Caso: Academia Via Forma
  • Estudo do Caso: Academia Via Forma
  • Estudo de Caso: Academia Via Forma
  • Estudo de Caso: Academia Via Forma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!