um document rio que retrata a hist ria das pol ticas de sa de no Brasil e os v rios movimentos ocorridos naquela poca que marcaram grandemente a hist riada sa de p blica no Brasil

342 palavras 2 páginas
É um documentário que retrata a história das políticas de saúde no Brasil e os vários movimentos ocorridos naquela época que marcaram grandemente a históriada saúde pública no Brasil. O documentário começa com a chegada do século XX e com diversas crises de doenças como febre amarela, cólera e varíola e também segue com a criação das santas casas. O surto das doenças começou a afetar o comercio nacional dificultando a sim a entrada e saída de produtos no Brasil, com isso o governo tentou minimizar os estragos que as doenças tinham deixando criando a vacina obrigatória, junto com Oswaldo Cruz que também criou a quarentena. Para a população a vacinação obrigatória não foi vista com bons olhos, muitos protestaram contra e saíram as ruas e também alguns militares esse ato ficou comecido como a revolta da vacina.Algunas anos depois foi criada a lei Eloy Chaves que prestava assistência medica aos ferroviários e seus familiares e também faziam que eles tivessem direito a pensões.
Tempo depois apareceu a gripe espanhola e foram convocados alguns educadores. Quando Getúlio Vargas toma o poder é criado o Ministério da Educação e Saúde e as caixas são substituídas pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões que, por causa do modelo sindicalista de Vargas, passam a ser dirigidos por entidades sindicais e não mais por empresas como as antigas caixas.
Com início da ditadura militar no Brasil, uma das discussões sobre saúde pública brasileira se baseou na unificação dos IAPs como forma de tornar o sistema mais amplo. Em 1960, ocorreu a unificação dos IAPs em um regime único para todos os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o que excluía trabalhadores rurais, empregados domésticos e funcionários públicos.

O documentario mostra a evolução das políticas de saúde no Brasil, mostra como ela se denvolveu com a história política brasileira, resaltando os meios que foram criados para sua implementação, desde as Caixas de Aposentadorias Pensões (essas

Relacionados