UM DOCE OLHAR: DO PONTO DE VISTA DA ESTETICA E DO BELO

Páginas: 8 (1966 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2014
UM DOCE OLHAR1
DO PONTO DE VISTA DA ESTÉTICA E DO BELO

Livia Ferreira dos Santos 2

Resumo
Este trabalho tem por objetivo trazer algumas impressões do filme Um Doce Olhar, a partir de algumas concepções da estética e do belo, a luz do conhecimento sensível e racional. Para isso apresentarei um breve resumo do filme observando sua história, o cenário e a relação entre os personagens, estaanalise terá como base as minhas impressões a respeito do tema, mas também terá como suporte as ideias de alguns pesquisadores da estética e filósofos a exemplo de Gadamer, Platão, bem como alguns críticos de cinema.

Palavras Chaves: estética, belo, arte, racional, sensível

O nome do filme Um Doce Olhar é utilizado como titulo deste trabalho por que o olhar a respeito de uma obraconsiderada arte, seja pintura, literatura, arquitetura, teatro, filme, dança ou música, varia de acordo com o nosso repertório de vida ou estado de espírito no qual nos encontramos. No entanto o olhar muitas vezes pode ser doce do ponto de vista sensível, mais nem sempre é treinado para enxergar com propriedade.
Tendo em vista que o leitor talvez não conheça este filme ou sua história, seráapresentado em seguida um breve resumo da obra e as minhas impressões a respeito da estética que se configura nela.
Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2010, Um Doce Olhar, conta a jornada de Yusuf (Bora Altaş) um garoto turco de seis anos que está aprendendo a ler e a escrever e que nas horas vagas ajuda o seu pai Yakup um simples apicultor que guarda as colmeias nas maiores arvores deuma região montanhosa da Turquia.
Quando Yakup parte sem retorno para descobrir por que as abelhas estão sumindo, Yusuf se prepara para viver a sua maior aventura tentando dar algum sentido a sua vida.
O filme co-produzido pela Turquia e pela Alemanha, revela em seus primeiros momentos que é contemplativo e sereno, tendo apenas um instante de perigo e tensão quando yakup sofre um acidentecaindo da arvore. No mais toda produção tem um ritmo tranquilo, de aparente “falta de ação”, que se desenvolve a partir da história de uma família de turcos.

“Viaje no mistério deste doce olhar”

Esta frase impressa na capa do filme se refere ao modo como o garoto Yusuf ver o mundo ao seu redor, no entanto o filme não esclarece isso, o que fica evidente é que se trata de uma criança solitária,que tem dificuldades de se integrar com seus colegas na escola e fica a maior parte do tempo sozinho.
A minha recepção artística do filme um doce olhar, não foi muito boa, e se cabe a mim enquanto espectadora julga-lo belo, atrativo ou não, digo que é um desafio apresenta-lo esteticamente, tendo em vista que posso direcionar o olhar por varias vertentes e ao mesmo tempo não enxergar a belezaque ele se propõe a mostrar. De fato o que tento fazer no momento é construir um dialogo através do que foi possível reconhecer do meu encontro com esta obra.
A primeira vista enxerguei de forma superficial a beleza do filme, levei em conta apenas a beleza do lugar onde a história acontece, a inocência demonstrada pela criança e a relação estabelecida com o pai. No entanto o seu enredo não nosestimula, pois praticamente não há trilha sonora a não ser o barulho do vento batendo nas árvores, a água da chuva nos telhados ou passos do menino Yussuf andando pela lama no seu caminho para a escola. Às vezes as imagens parecem mais uma apresentação de slide pela quantidade de tempo que a câmera fica fixada em uma cena pegando o cenário real e acompanhando os personagens.
Ao assistir estefilme pela primeira vez fiquei mim perguntando, qual foi a analise que o levou a vencer o urso de ouro? Pois é tão monótono que chega dar sono e falta paciência ao assisti-lo, não conseguir captar muito bem a essência da história a não ser pela sua sinopse descrita, ou seja eu tinha compreendido a história mais não conseguir interpretar, não conseguir mim concentrar e absorver completamente o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estetica e o belo
  • estética
  • ponto de vista
  • Ponto de vista
  • Estetica do belo
  • ponto de vista
  • ponto de vista
  • Ponto de vista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!