Um discurso sobre as ciências

Páginas: 3 (580 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
O professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos nasceu em 1940, em Coimbra, e é um dos mais conceituados e influentes sociólogoseuropeus da actualidade.

No texto “Um discurso sobre as ciências”, o autor faz uma abordagem a três pontos funda¬mentais relacionados com as ciências, que são: a caracterização do paradigma dominante; acrise, sob condições teóricas e sociológicas, do paradigma hegemónico; e, por fim, propõe um perfil de uma ordem científica emergente, novamente sob condições teóricas e sociológicas.

No dealbardo texto o autor sustenta, que estamos, a nível científico, numa fase de transição, e para explicitar melhor essa ideia, Sousa Santos recorre ao exemplo de Jean-Jacques Rousseau – a quem apelida,metaforicamente, de criança – que na obra “Discours sur le Sciences et lês Arts”, de 1750, procurou respostas através de perguntas elementares e simples, aliás perguntas que, «como Einstein costumavadizer, só uma criança pode fazer mas que, depois de feitas, são capazes de trazer uma luz nova à nossa perplexidade» (p. 1), sustentando que essa criança deve estar presente em cada um de nós.
O textoexpõe nas primeiras páginas uma crise de iden¬tidade das ciências no tempo em que vivemos. Esse tema é desenvolvido ao longo do texto e onde são analisadas “nuances” históricas das ciências naturais esociais, bem como o actual contexto científico em que estamos e as pers¬pectivas futuras.
O autor tem como propósito, reflectir acerca das ciências no seu conjunto, aludindo à sua tra-jectória aolongo dos séculos, bem como repercute o pensamento do progresso científico, com¬cluindo que ainda vivemos assentes numa ciência que lhe falta muito para amadurecer.
E, sendo assim, Sousa Santos sustentaum olhar firme sobre a ordem científica dominante ou hegemónica, uma ciência que persiste em continuar insensível às reais necessidades humanas, fazendo uma análise sociológica sobre a crise dessa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Um discurso sobre as ciências
  • discurso sobre as ciências
  • Um discurso sobre a ciência
  • um discurso sobre ciencias
  • Discurso sobre a ciencia
  • FICHAMENTO
  • Um Discurso Sobre as Ciências
  • Um discurso sobre ciências

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!