UM DESAFIO SOCIAL SOBRE A PREVENÇÃO DAS DROGAS NA ADOLESCÊNCIA Uma experiência no CREAS – Centro de Referência Especializada da Assistência Social de São Felix do Xingu.

Páginas: 10 (2273 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2014
UM DESAFIO SOCIAL SOBRE A PREVENÇÃO DAS DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
Uma experiência no CREAS – Centro de Referência Especializada da Assistência Social de São Felix do Xingu.







São Félix do Xingu-PA
2013
SIMONE REGINA T. SOARES.




Projeto de Ação:
UM DESAFIO SOCIAL SOBRE A PREVENÇÃO DAS DROGAS NA ADOLESCÊNCIA

Uma experiência no CREAS – Centro de Referência Especializada daAssistência Social de São Felix do Xingu.



O trabalho de Portfólio apresentado ao curso de Serviço Social da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial avaliativo na Disciplina de Estágio Supervisionado II no Modulo VI.



Orientador: Prof.ª Amanda Boza, Clarice Kernkamp,Rosane Malvezzi, Valquíria Capriolli.
Tutora de sala: Renilda do Socorro
Supervisora de Campo: Selma da Silva Fonseca


São Félix do Xingu-PA
2013
SUMÁRIO

Apresentação 4
1. Justificativa 6

2. Objetivos: 7
2.1 Objetivo geral: 7
2.2Objetivo Específico: 7

3. Público Alvo: 8

4. Metas a Atingir: 8

5. Metodologia: 8

6. Recursos Humanos: 9

7. Parceiros e instituições Apoiadoras: 9

8. Avaliação: 9

9. Cronograma da Execução 10

10. Bibliografia referenciada: 11






Apresentação
Este trabalho tem como objetivo a necessidade de prestar informação sobre prevenção de drogas, que cada vez mais noticiáriosretratam o aumento do consumo de drogas entre adolescentes, e o assistente social como um mediador da família, observa que é por meio da informação a melhor forma de prevenção, sabe- se que a adolescência é uma fase de conflitos de identidade devido às transformações biológicas, e psicológicas vividas, que surgem às curiosidades, os questionamentos, o anseio de conhecer, de experimentar o novo,mesmo sabendo dos riscos, é um sentimento de ter capacidade de tomar as suas próprias decisões.
A fase da adolescência é considerada um acontecimento particular do desenvolvimento humano. É uma fase de confusões e de contradições onde o adolescente vive novas experiências, reformula seus pensamentos, sentimentos e expectativas e transforma gradativamente a sua auto-estima infantil.
É o momento emque o adolescente procura a sua identidade, não mais se baseando apenas nas orientações dos pais, mas também, nas relações que constrói com o grupo social no qual está inserido, principalmente o grupo de amigos. A droga aparece na adolescência muitas vezes como uma ponte que permite o estabelecimento de laços sociais, propiciando ao indivíduo o pertencimento a um determinado grupo de iguais, aotempo que buscam novos ideais e novos vínculos, diferentes do seu grupo familiar de origem (Nery Filho e Torres, 2002 p.31)
Este projeto de intervenção configura numa avaliação primordial da disciplina de Estágio em Serviço Social II, e será desenvolvido para adolescentes e seus familiares, que constitui por crianças de 7 a 18 anos de idade incompletos e usuários dos programas oferecidos pelaSecretaria Municipal de Assistência e Promoção Social juntamente com a instituição CREAS e CRÁS, haverá uma mobilização em toda a cidade com cartazes de alerta em pontos de bastante circulação de pessoas, e refere-se a um alerta acerca da dependência química na adolescência, seus impactos no âmbito familiar bem como na vida do ser humano.
O alvo não deve ser somente a questão das drogas na fase daadolescência, torna-se importante abordar também suas conseqüências e ainda a mobilização não só chamar a atenção dos adolescentes em situação de risco e sim todo o público que tenha interesse em tornar amplo o conhecimento do assunto que será colocado em discussão, buscando principalmente adolescentes menores de 18 anos. Deste modo, faz-se necessário construir tanto com os adolescentes quanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CREAS Centro de Referencia Especializado de Assistência Social
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social
  • CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
  • A EXPERIÊNCIA DO PSICÓLOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Centro de Referência de Assistência Social
  • Centro de referencia de assistencia social
  • Centro de referência de assistência social
  • O que é o Centro de Referência da Assistência Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!