Um caso português de erosão: arriba fóssil

Páginas: 7 (1664 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2012
Um Caso Português de Erosão: Arriba Fóssil

Índice:
Introdução……………………………………………………………………………………………………………………1
Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica…………………………………………..3
* Tipo de formação geológica……………………………………………………………………………..3
* Interesse e importância…………………………………………………………………………..……….3
* A Arriba fóssil ao longo dos anos………………………………………………………………………4
* A acçãodo mar e dos agentes erosivos……………………………………………………….……4
* Factores antrópicos que representam riscos…………………………………………………….5
* Medidas de pervenção……………………………………………………………………………………..6
Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………….7
Bibliografia…………………………………………………………………………………………………………………..8

Introdução:
Fig.1 - Mapa de Portugal Continental com a localização geográfica (a verde)das áreas protegidas e mostrando a localização da AFCC

No âmbito da disciplina de Geologia, propomo-nos a abordar um caso português de erosão, neste caso específico, o da Arriba Fóssil da Costa da Caparica. A escolha deste tema por parte do grupo deveu-se, essencialmente, a este ser um local próximo e, por isso, bem conhecido e observado por todos os elementos do grupo. Por outro lado, também ofacto de esta ser uma paisagem protegida suscitou um grande interesse e ajudou à tomada de decisão. Este trabalho tem como objectivo demonstrar a importância das zonas costeiras e, como tal, iremos debruçar-nos não só no problema da Arriba Fóssil da Costa da Caparica mas também o que podemos fazer para que este não se agrave.
Fig.2. Símbolo da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa daCaparica

A Arriba Fóssil da Costa da Caparica localiza-se na Península de Setúbal, Área Metropolitana de Lisboa, em 1588 has, distribuídos pelos concelhos de Almada e Sesimbra, com mais de 1/3 de áreas propriedade do Estado. Tem como coordenadas geográficas da rede Europeia unificada, Datum Europeu, Latitude Norte, entre 38o 32’ 52,7” e 38o 38 ́ 58,4” e Longitude Oeste do Meridiano Internacional,entre 9o 10 ́12,4” e 9o 13 ́ 44,5” 1.2.2-Toda esta área insere-se na unidade geotectónica da bacia do Baixo Tejo e Sado, a que corresponde a uma vasta depressão tectónica aberta às influências oceânicas, do início do Terciário, limitada por compartimentos solevados, como a serra de Sintra a Norte e a serra da Arrábida a Sul.
As rochas mais antigas que fazem parte da arriba, datam de há 15Milhões de anos e indicam que nessa altura a zona estaria submersa. Este facto apoia-se na presença de fosseis de animais marinhos no local.
Posteriormente a isso, foram-se depositando sedimentos que formaram rochas sedimentares. 1
Cerca de 10 Milhões de anos mais tardehouve um recuo do mar e a arriba ficou sujeita, não à erosão marinha, mas da água da chuva, vento, etc.

2
Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica
A Arriba Fóssil da Costa da Caparica é um exemplo patente de uma rara formação geológica constituída por rochas sedimentares bastante antigas. Muitas destas rochas sofreram o efeito prolongado dos agentes erosivos originando belos tonsde ocre e uma profusão de ravinas com abundante vegetação. A Arriba deve a designação de fóssil aos elevados depósitos de areia existentes na sua base, assim como por já não se encontrar ao alcance do mar.
Fig.3. Arriba Fóssil da Costa da Caparica
O interesse e a importância da Arriba Fóssil residem na sua constituição, uma sucessão de estratos de rochas sedimentares riquíssimas em materialfóssil e bastante invulgar na Europa.
No entanto, a sua importância não se esgota apenas nos aspectos geológicos: a arriba é um cenário óptimo para a nidificação de aves de rapina, especialmente a águia de asa redonda, o mocho galego, a coruja do mato e o peneireiro comum, para além de outras espécies animais, desde o rato do campo às colónias de corvídeos. Localizada na área conhecida como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Outsourcing: O caso português
  • caso 1
  • Países de Difícil Industrialização
  • Erosão
  • O que é erosão
  • Erosão
  • Erosao
  • erosão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!