Um caminho do teatro na escola

Páginas: 2 (367 palavras) Publicado: 27 de maio de 2011
“Filosofia da Educação: Reflexões e Debates”
IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
Neste livro Karl Marx, fala sobre a libertação do ser humano, que homens e mulheres se juntem a uma só divisão social detrabalho e do saber. Fala também que todos têm que ter consciência da responsabilidade social frente à economia e do ser humano em um todo, para eles os filósofos se limitavam a interpretar o mundo deoutra forma. A Filosofia tem como o principal levar o ser humano a pensar o pensamento próprio, e julgar suas opiniões e crenças.
A primeira conclusão da humanidade “é a existência dos indivíduoshumanos vivos” ele se define não por aquilo que pensa, mais sim por aquilo que se é produzido na vida. Ele também define o ser humano como um ser social, pois eles produzem sua própria humanidade, otrabalho do ser humano transformar a natureza de alguma forma.
Já Gramsci estabelecia uma divisão entre homem-massa e home-crítico.
O homem-massa era aquele que aceitava tudo passivamente, diferentedo homem-crítico que não aceitava nada, passando a trazer problemas para a realidade.
Para ele o pensamento crítico não deve ficar escondido a pessoas intelectuais, deve ser mostrado a todos.
Gramscicompreende o ser humano como ele executa seus atos. O ser humano da feita que se modifica, acaba modificando o mundo de forma geral. Segundo ele o que une ou diferencia um homem não é o pensamento,mais sim o que se é pensado. Se espelhando em Marx desenvolveu o conceito Marxista elevando a uma grande posição para a sociedade.
Ele estabeleceu o reconhecimento de diferentes formas entre elas:Sociedade cível e Sociedade política, entre Escola Criadora e Escola Ativa, colocam em discussão a instrução clássica para os intelectuais.
A escola criadora indica uma fase de conhecimento, é não umprograma determinado, indica que o aprendizado vai da criatividade de cada um.
Ele também criou a escola única que visava a formação de coordenadores ou dirigentes-técnicos.
Ele contribuiu para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teatro na escola
  • Teatro E Escola
  • Teatro na escola
  • Teatro na escola
  • Teatro na Escola
  • Teatro na escola
  • Teatro na escola
  • Teatro e escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!