UM cafetão chamado maciota que anda de terno roxo

283 palavras 2 páginas
ESCOLA DE ENGENHARIA MAUÁ
EFB 202 – FÍSICA II

2014
EFB202
3º ROTEIRO

Objetivos de Aprendizagem


Estudar o campo elétrico e suas aplicações

Mais uma semana começava para o grupo de estudantes. Já haviam compreendido melhor o porquê de se trabalhar com modelos. Agora iriam trabalhar em alguns projetos envolvendo conceitos físicos e matemáticos. Finalmente iriam utilizar suas calculadoras, disseram a Mark. Mark, no entanto, retrucou: “A computer only does what you tell it to do, it´s important to analyses the answers that you get. The problems in the world were created by engineers, and also can only be fixed by engineers. An engineer’s exercise creativity, solve problems and make a difference in the world.”
1) Acesse o site: http://www.engineeringchallenges.org/ , escolha um desafio e comente brevemente como a física pode ajudar a encontrar uma resposta para o desafio escolhido.
2) Leia a reportagem: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/11/20/nova-fabrica-de-semicondutoresquer-revolucionar-padrao-industrial-brasileiro e comente como a eletrostática afeta a indústria de semicondutores. 3) Por que em indústrias de circuitos eletrônicos é necessária a eliminação da eletricidade estática através do controle de umidade ?
4) Utilizando as simulações dispostas em: http://web.mit.edu/8.02t/www/802TEAL3D/index.html (Copyright
MIT TEAL/Studio Physics Project)
Apresente a visualização gráfica (plote a tela) e o modelamento matemático do campo elétrico em:
a) um dipolo
b) um condutor retilineo carregado
c) um anel carregado
5) Comente a escolha do formato dos eletrodos e sua relação com o campo elétrico e a eletrostática:

6) Numa subestação de energia elétrica temos que observar as equipotenciais que se formam no solo. Este estudo trata das Tensões de Passo e Tensão de Toque. O que são?

9

Relacionados