Um artificial Estado totalitário brasileiro e sua visão sobre a obra "O Caso dos Exploradores de Cavernas"

Páginas: 12 (2864 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE DIREITO



FREDERICO BET










UM artificial estado totalITÁRIO BRASILEIRO E SUA VISÃO SOBRE A OBRA “O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS”













São Leopoldo
2013






FREDERICO BET










UM ARTIFICIAL ESTADO TOTALITÁRIO BRASILEIRO e sua VISÃOSOBRE A OBRA “O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS”




Artigo apresentado à disciplina de Ciência Política, pelo curso de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, sob a orientação do Prof. Emerson de Lima Pinto.





São Leopoldo
2013
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................32 A OBRA ...................................................................................................................4
3 UMA BREVE RETOMADA DO ESTADO DE NATUREZA...................................5-6
4 UMA BREVE RETOMADA DO ESTADO De sociedade CIVIL..........................7
5 UM ARTIFICIAL ESTADO TOTALITÁRIO BRASILEIRO........................................8
6CONCLUSÃO......................................................................................................9-11
7 REFERÊNCIAS.......................................................................................................12

1 Introdução
Buscando trabalhar uma condição multidisciplinar, esse artigo sustenta um tema sempre alvo de polêmicas e discussões: o Estado totalitário. Com países europeus sempresendo citados como exemplos pela literatura, transferir para o território brasileiro tal regime governamental é, além de ousado, uma maneira de, artificialmente, se trabalhar Ciência Política em um contexto em que a palavra “política” distorcidamente é enxergada como algo concreto, sendo, assim, sintetizada pela compreensão de “partido político”. Muito mais do que isso, a Ciência Política aborda nãosó a formação e a maneira de ação e de manifestação dos grupos partidários, mas busca interagir com o novo, com o atual, sempre trazendo consigo vestes antigas, buscando também, na abstração, instrumentos para se chegar ao elemento alvo.
Dessa maneira, percebendo a necessidade de teorizar a respeito de um tema erroneamente concretizado pelas mentes da população brasileira, é formado esse artigo.Ao interpretar a obra “O Caso dos Exploradores de Cavernas”, de Lon L. Fuller, torna-se viável abordar a interdisciplinaridade que gira em torno das disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito e de Ciência Política. A abordagem da primeira disciplina se dá concretamente pela adoção da obra trabalhada, leitura características das aulas que tratam das primeiras lições das Ciências Jurídicas eSociais. Já a segunda disciplina, por sua vez, é abordada no momento em que a abstração é ponto de partida para a análise política da obra, fugindo um pouco das interpretações feitas pela maioria dos leitores. Imaginar um novo modelo político girando ao redor da história relatado pela obra é uma tarefa suscetível a erros, mas nada enfadonha. Muito pelo contrário: abordar a excentricidade de um casoatípico fomenta e aguça a curiosidade jurídica.
Sendo assim, são apresentados vários pontos básicos para a compreensão da obra, fazendo com que, ao final, consiga-se chegar à sentença artificial que seria provavelmente lançada pelo também artificial Estado totalitário brasileiro. Quebrando paradigmas, esse artigo procura subverter o entendimento da Ciência Política, tornando a sua compreensão não sómeramente prática, mas como também abusivamente teórica.
2 A OBRA
A obra “O Caso dos Exploradores de Cavernas”, de Lon L. Fuller, é uma literatura fictícia narrada por três magistrados da Suprema Corte de Newgarth. Com a narração baseada nos votos dos magistrados, a história, datada ficcionalmente de 4300, suscita questões interessantes de serem tratadas.
O enredo aborda um desastre que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise da obra os caso dos exploradores de caverna
  • Fichamento da obra "o caso dos exploradores de cavernas"
  • Resumo da obra "o caso dos exploradores de caverna"
  • Fichamento da obra "o caso dos exploradores de cavernas"
  • Resumo da obra
  • O Caso dos exploradores de caverna
  • Resenha sobre o caso dos exploradores de cavernas
  • Refletindo sobre o Caso dos Exploradores de Caverna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!