Ultilidade da filosofia

Páginas: 2 (390 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2013
A ultilidade da filosofia
Vivemos num mundo que valoriza as aplicações imediatas do conhecimento. O senso comum aplaude a pesquisa científica que visa à cura do câncer ou da aids; a matemática noensino médio seria importante por “cair” no vestibular e a formação técnica do advogado. Diante disso, não é raro que alguém indague: “Para que estudar filosofia se não vou precisar dela na minha vidaprofissional?”
De acordo com essa linha de pensamento, a filosofia seria realmente “inútil”, já que não serve para nenhuma alteração imediata de ordem prática pois ela busca outra dimensão darealidade além das necessidades imediatas nas quais o indivíduo encontra-se mergulhado: ao tornar-se capaz de superar a situação dada e repensar o pensamento e as ações que ele desencadeia, o indivíduoabre-se para a mudança.
Por isso mesmo, a filosofia pode ser “perigosa”, por exemplo, quando desestabiliza o Status Quo ao se confrontar com o poder.

É possivel definir a filosofia ?
O filósofo alemãoEdmund Husserl diz que ele sabe oque é filosofia, ao mesmo tempo que não sabe. Istó é, a explicitação do que é a filosofia já é uma questão filosófica. E adverte que apenas os pensadores poucoexigentes se contentam com definições cabais.
A filosofia não está à margem do mundo, nem constitui uma doutrina, um saber acabado ou um conjunto de conhecimentos estabelecidos de uma vez por todas. Aocontrário, a filosofia pressupõe constante disponibilidade para a indagação. Por isso, Platão e Aristóteles disseram que a primeira virtude do filósofo é admirar-se, ser capaz de se surpreender com oóbvio e questionar as verdades dadas. Essa é a condição para problematizar, oque caracteriza a filosofia não como posse da verdade e sim como sua busca.

A experiência de um pensar permanente.
Mais queum saber, a filosofia é uma atitude diante da vida tanto no dia a dia como nas situações-limite, que exigem decisões cruciais. Por isso, no seu encontro com a tradição filosófica, é preferível não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ultilidades alternativas do sisal
  • A filosofia e as filosofias
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!