Ulcera por pressão

Páginas: 16 (3882 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2013
INTRODUÇÃO

1.1 DEFINIÇÃO

Úlcera de pressão (UP), conhecida também como escara ou úlcera de decúbito é definida como qualquer lesão causada por pressão não aliviada que resulta em danos nos tecidos subjacentes (tecido subcutâneo, músculo, articulações, ossos), sendo provocada por alteração no suprimento sangüíneo local (YAMADA,1999), as localizações mais comuns das úlceras de pressão sãoregiões em que o corpo se apóia normalmente quando o paciente está deitado ou sentado: região sacral,calcâneo e com menor freqüência, maléolo,joelho,cotovelo,orelha e nuca.
A maioria dos pacientes internando está acamado e possui dificuldade de se mobilizar no leito, desidratado, alem de sofrer enorme estresse do setor e da internação.
Quando presente, a úlcera de pressão requer cuidados especiaisque muito ajuda com o tratamento. Com base em DEALEY (1996) quando relatam, em seu artigo,que a prevenção da escara é uma ação fundamental dos profissionais de enfermagem, embora seja mais fácil fazer um curativo do que envolver-se com o paciente e com a ética profissional.
O prejuízo da integridade da pele pode ser causado por diversas condições fisiopatológicas, degenerativas, ou ambas. Aformação da úlcera de pressão pode interromper funções importantes da pele, ocorrendo quando é aplicada sobre a mesma, uma pressão maior do que a pressão capilar normal de 32 mmHg (SMELTZER;BARE,2002).
Segundo DEALEY (1996) a pressão exercida por uma força perpendicular á pele, resultante da ação da gravidade, ocasiona a oclusão do fluxo sanguíneo do paciente que fica em uma mesma posição no leito.A pressão maior que 25 mmHg oclui o fluxo sanguíneo dos capilares dos tecidos moles, causando hipóxia que, se não for avaliada a tempo, evolui para eventual necrose.


1.2 JUSTIFICATIVA

Observa-se em hospitais que pacientes com limitações dos movimentos físicos desenvolvem úlcera de pressão com certa frequência. Diante desta constatação foi sentida a necessidade de aprofundar oconhecimento sobre o assunto, procurando conhecer qual tem sido a conduta do enfermeiro na assistência ao paciente com lesões cutâneas ulceradas decorrentes de pressão sobre a pele em áreas de saliências ósseas.
Através de estudos os profissionais estarão se deparando com práticas diferentes e através do mesmo os profissionais poderão atualizar-se e desenvolver cuidados e tratamentos para prevenção emelhor recuperação do cliente.
Conhecendo a realidade do tratamento das lesões cutâneas por pressão identificando se as praticas utilizadas pelos enfermeiros estão em conformidades com o que e recomendado pela literatura cientifica atual, dando oportunidade a mudanças nas condutas utilizadas para o tratamento destas lesões.

1. 3 OBJETIVO

Descrever as condutas mais utilizadas pelosenfermeiros que atuam na rede hospitalar, para o tratamento de úlceras de pressão.
Identificar os meios utilizados pelos enfermeiros para prevenção da úlcera de pressão.
Analisar o tratamento proposto pelos enfermeiros de instituições hospitalares que cuidam de pacientes portadores de úlceras de pressão.

1.4 HISTÓRIAS DA ÚLCERA DE PRESSÃO

Segundo RODRIGUES (1997), o cuidado com feridas vemdeste a Pré História, quando se aplicava sobre elas extratos de plantas, água, neve, gelo, frutas, lama, mel, leite, gordura de animal e ovo. Hipócrates (300 a.C) recomendava que as feridas fossem mantidas limpas e secas (CANDIDO, 2001) após serem lavadas com vinho ou vinagre. Sugeriu que as feridas fossem tratadas com calor e pomadas para promover a supuração, remover o material necrótico ereduzir a inflamação.
Foi ele quem pela primeira vez definiu a cicatrização por primeira intenção, quando as extremidades da pele são mantidas próximas uma da outra; e por segunda intenção, quando a perda tecidual e as extremidades são mantidas distantes umas das outras.

2.0 ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE

Pele, e o maior órgão do nosso organismo, tendo em media, no adulto uma área total de 2m,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Úlcera por pressão
  • úlceras de pressão
  • úlcera por pressão
  • Ulcera Por Pressao
  • Úlceras por pressão
  • Ulcera por pressao
  • ulceras por pressão
  • ulcera por pressao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!