Ulala del rei

976 palavras 4 páginas
A Insurreição Pernambucana foi a revolta dos colonos portugueses e nativistas contra a invasão holandesa no Nordeste brasileiro, ocorrida no período de 1645 a 1654. Reportemos ao contexto histórico da época e vejamos os fatores que culminaram nesta revolta e, posteriormente, na derrota e expulsão dos holandeses das terras brasileiras, tanto quanto, as consequências dessa rebelião.
Com o início da expansão marítimo-comercial, no século XV, tem-se o processo de descobrimento e colonização das Américas, em que, Portugal foi o país pioneiro nessas atividades, justamente, por sua localização geográfica privilegiada, possuir uma centralização política, e estudos náuticos avançados. Outros países europeus também participaram dessa expansão, como no caso de Espanha, França, Inglaterra e Holanda.
Neste período, a Espanha ainda se via envolvida na Guerra de Reconquista contra os mouros, e também não havia completado sua unificação política, provocando seu atraso na expansão marítima. Somente após esses eventos que o país espanhol pode de fato investir nas navegações rumo à descoberta de novas terras, resultando mais tarde, em rivalidade com Portugal por posse desses novos territórios. E assim, foi decretado, em junho de 1494, o Tratado de Tordesilhas, acordo que determinava a divisão das terras descobertas entre os países ibéricos.
Sendo essa divisão de terras somente entre Portugal e Espanha, países como a França, Inglaterra e Holanda se sentiram prejudicados com este acordo, e passaram atacar as colônias portuguesas e espanholas. França e Inglaterra iniciaram a exploração marítima tardia devido aos conflitos que viviam: Guerra dos Cem Anos (1337-1453), e a Guerra das Duas Rosas (1455-1485), na Inglaterra.
A Holanda também teve sua participação na expansão marítima postergada, pois esta era de domínio espanhol, tendo sua independência proclamada em 1576, com a formação das Províncias Unidas dos Países Baixos.
A União Ibérica (1580-1640), período em que Portugal vivia

Relacionados

  • Scout
    32319 palavras | 130 páginas
  • BlocosdeRua2015
    20174 palavras | 81 páginas