ujjjjjjjj

396 palavras 2 páginas
ggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggffffffffffff- ffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff- ffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff- ffffffffffffffffffffJongo, iniciado o toque dos tambores, forma-se uma roda de dançarinos que cantam em coro, respondendo ao solo de um deles, Os tambores e os batuqueiros estão sempre na roda ou perto dela. Sozinhos ou em pares, os praticantes vão ao centro da roda e dançam até serem substituídos por outros jongueiros. Muitas vezes, neste momento da substituição, nota-se o elemento coreográfico da umbigada, dança-se conforme se sabe. Uns dançam rodando, outros pulando ou arrastando os pés. Uns dançam devagar, outros rapidamente.
O Jongo é estruturado em roda e acontecia nos terrenos, próximo ou ao redor de uma fogueira. Hoje é possível assistir a apresentações em praças públicas.
O termo Samba tem origem associada à expressão angolana Semba, que designa um rítmo religioso.
Os subgêneros do samba tem uma ligação direta com os instrumentos musicais utilizados.
Samba Comum – surdo, cavaco, pandeiro, cavaquinho e violão.
Samba de roda- pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho.
Samba de partido alto – surdo pandeiro, tamborim, cavaquinho e violão.
Pagode – banjo, repique de mão, cavaquinho, violão e pandeiro.
Samba de breque – Música intercalada com partes faladas ou diálogos.
Samba-enredo – cavaquinho e bateria de escola de samba.
Bossa Nova (samba e jazz) – repique de mão e viola eletrônica.

As letras do samba geralmente tratam do cotidiano e em suas raízes, remetiam-se ao preconceito dos europeus em relação aos rituais religiosos realizados pela população negra, como candomblé.
A forte influência do samba pode ser percebida em vários estados brasileiros, como na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, locais em que a escravidão foi mais acentuada nos engenhos e fazendas. Nesse sentido tanto o samba baiano como o carioca remetem ao samba de roda. Ambos estilos

Relacionados