UHSAIUHGIUDSHAIUHIUADS

599 palavras 3 páginas
Minha parte do artigo sobre o texto: “A democracia do homem comum: resgatando a teoria política de John Dewey”

John Dewey foi um filósofo, pedagogo e pedagogista norte-americano. Fundou a Escola de Pragmatismo da Universidade de Chicago, e tem sua base pragmática (Pragmatismo é a escola da filosofia que dá ênfase à utilidade e sentido prático como componentes vitais da verdade).

Seu nome era mais associado ao campo da Filosofia e Psicologia, porém, com o ressurgimento das ideias pragmáticas nos últimos 20 anos, seus estudos passaram a serem levados em conta no campo das Ciências Sociais.

No texto de Thamy Pogrebinschi, a autora deixa claro que primeiramente, o mais importante é distinguir democracia como ideia (onde se encontra a maior preocupação de Dewey) e democracia política.

Dewey afirma que a democracia como ideia é um modo de vida, e é tão vasta e plena que nenhuma forma de Estado, por melhor que seja, é suficiente para exemplificar a ideia de democracia em sua integridade, ela abrange muito mais do que um modelo de governo, e sim todos os aspectos da vida em comunidade (escola, casa, família, trabalho).

Já a democracia política pode ser modificada para adequar-se aos interesses do seu público, enquanto a ideia de democracia sempre vai permanecer intacta, pois é inabalável. A ideia de democracia expressa-se na participação do indivíduo em todos os momentos e lugares da vida na comunidade, e a esfera política representa apenas um aspecto disso.

Ideia de democracia consiste em um ideal de comunidade completa, na qual os indivíduos devem comunicar-se para compartilhar suas atividades e problemas, resolvendo-os juntamente dos outros participantes do círculo social. Com isso, os indivíduos possuem a função de participar de maneira direta da vida da comunidade, sempre em busca do bem comum, atendendo às reais necessidades do público.

"Entre os intelectuais liberais do século XX, Dewey foi o mais importante defensor da democracia

Relacionados