UHadudj

1101 palavras 5 páginas
A diversidade dos organismos O nosso planeta hoje tem cerca de 4,6 bilhões de anos. Os primeiros seres vivos devem ter surgido por volta de três bilhões de anos atrás. A Terra tinha vários tipos de climas antigamente e também havia uma divisão de continentes diferente dos dias de hoje. Os seres vivos evoluíram bastante desde os tempos antigos até hoje, assim se espalhando pelo mundo e se procriando. O tempo geológico é dividido em eras, que são hoje subdivididos em períodos e os períodos da era atual (Cenozoica) são subdivididos em épocas.
Espiral das eras geológicas
Principais eventos do período:
Quaternário: Os humanos modernos (Homo sapiens) multiplicam-se; As geleiras derretem ao final das glaciações pleistocênicas.
Terciário: Início do soerguimento da Serra Nevada; As pradarias substituem muitas áreas de floresta; O Rio Colorado começa a cortar o Grand Canyon; Surgem os pássaros canoros; Surgem os cavalos; Surgem as baleias.
Cretáceo: Extinção dos dinossauros; Formatação das Cadeias Motanhosas; Os dinossauros se diversificam após a ruptura da Pangeia; Florescem as coníferas; As plantas com flores se estabelecem; Florescem as cicadáceas; Aumento dos depósitos de gás e de petróleo.
Jurássico: Os mamíferos evoluem; Florescem os répteis marinhos.

Triássico: Os mamíferos evoluem; Os dinossauros evoluem.
Permiano: Ocorrem extinções em massa; Formação da Pangeia.
Carbonífero: Florescem as florestas formadoras de carvão mineral; Surgem os primeiros insetos alados;

Relacionados