UFPE RELAT RIO M todo da Adi o de Padr o

1328 palavras 6 páginas
UFPE
Departamento de Engenharia Química ::::: CTG

Relatório de Aula Prática e Teórica de Análise Instrumental
Número: 03
Título: Método da Adição de Padrão - Determinação do Ferro pelo método colorimétrico do tiocianato.
Data da aula: 25.03.08
Definições Gerais:
Espectrofotômetro – são os equipamentos que medem a absorção/transmissão de radiação de soluções que contém as espécimes absorventes.
Análises Colorimétricas – a análise quantitativa é usada para determinar a quantidade (concentração) de um componente específico da amostra. A análise colorimétrica é uma técnica de determinação quantitativa, que compara a densidade de cor da amostra com a do padrão.
Padrões de Calibração – idealmente, os padrões de calibração deverão aproximar-se da composição das amostras para ser analisados não somente com relação a concentração do analito mas também com relação a concentração das outras espécies na amostra matriz. Método de Adição de Padrão – envolve a adição de um ou mais incrementos de uma solução padrão em alíquotas de amostra do mesmo tamanho. Cada solução é então diluída num volume fixado antes de medir suas absorbâncias. Isto deverá ser notado que quando a quantidade de amostra é limitada, adições de padrão podem ser de amostras realizadas por sucessivas introduções de incrementos de padrão para uma simples medida de alíquota da desconhecida. As medidas são feitas na amostra original e após cada adição.
Curva de calibração – é a relação entre a concentração e/ou a absorbância (mais comum) ou transmitância. O resultado dessa curva deve ser uma linha reta que passa pela origem.

Reagentes:
1- Solução de KSCN 30% 2-Água destilada.
3- Solução Padrão Estoque de Fe­3+ de 100ppm
4-Ácido nítrico PA concentrado.

Equipamentos, Materiais e Vidrarias:
1-Espectrofotômetro Perkinelmer Coleman 295 que opera na região do visível de 400 a 700 nm com monocromador.
2- Béquer de 100 ml.
3- Bureta de 25 ml.
4- Balão volumétrico de 100 ml.
5-

Relacionados

  • OTIMIZAÇÃO DO ACOPLAMENTO DE GERADORES FOTOVOLTAICOS A MOTORES DE CORRENTE ALTERNADA ATRAVÉS DE CONVERSORES DE FREQUÊNCIA COMERCIAIS PARA ACIONAR BOMBAS CENTRIFUGAS
    24521 palavras | 99 páginas
  • F S QU MAT E PORT
    194350 palavras | 778 páginas