UFPE Ci ncia Tecnologia e Sociedade

Páginas: 6 (1401 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
Ciência, Tecnologia e Sociedade. Resumo dos textos discutidos na sala de aula.
Paulo Nery de Souza
PPGCI, Universidade Federal de Pernambuco
CEP 50670-901- Recife/PE, Brasil
Submetido em 15/01/2015
1. Apresentação
O documento apresentado tem como objetivo relatar criticamente os conteúdos dos textos apresentados nos três módulos da disciplina, bem como as discussões em sala de aula puderamauxiliar no trabalho dissertativo do projeto de pesquisa do mestrando Paulo Nery de Souza. Antes, porém, se faz necessário uma breve apresentação quanto os objetivos, hipótese e metodologia do trabalho dissertativo.
2. Projeto de pesquisa
O título do projeto de pesquisa é “Memória organizacional como diferencial competitivo: o caso da Divisão de Engenharia Civil de Geração da Chesf”.
A Chesf(Companhia Hidroelétrica do São Francisco) é reconhecida no mercado de energia elétrica pela grande capacidade de empreender grandes projetos hidroelétricos. Partimos do pressuposto que essa competência é devida, em parte, a sua memória organizacional, embora haja evidências de subutilização. A partir dessa hipótese, nortearemos a pesquisa na comprovação de tais evidências. O objetivo geral destapesquisa consiste em desenvolver um estudo de memória organizacional tendo como pano de fundo a Chesf, a fim de verificar seu potencial de uso mais efetivo para torná-la mais competitiva. Quanto aos objetivos específicos, o projeto de pesquisa se subdividem em 3, são eles: 1- Descrever a memória organizacional existente na Divisão de Engenharia Civil e Geração - DECG a partir do acervo documentalcustodiado no Centro de Documentação da Chesf e na própria DECG; 2- Mapear os principais processos críticos, a partir do uso da memória organizacional na DECG; 3- Verificar como é utilizada a memória organizacional nas atividades operacionais e técnicas da DECG.
Um ponto importante que justifica o estudo da memória organizacional na Chesf, diz respeito a questão da inevitável saída de capital humanona Companhia, resultando em perda de conhecimento se este não for resguardado em algum suporte propício a sua recuperação e uso efetivo nas futuras tomadas de decisões. Além disso, o conhecimento que não é preservado na Chesf poderia ser utilizado de forma assertiva em ações estratégicas no cenário competitivo de negócios. Por isso, muitas organizações se vêem incentivadas a trabalhar com a gestãodo conhecimento cujo pilar central está na memória organizacional (VASCONCELOS, 2006).
Em relação aos procedimentos metodológicos, essa pesquisa se caracteriza como descritiva, quanto os procedimentos de coleta ela se configura como estudo de caso e pesquisa documental e quanto as fontes de informação é pesquisa de campo. Buscar-se a compreensão de como a memória organizacional pode se configurarcomo insumo indispensável para tornar a Chesf mais competitiva, e isso ocorrerá através de um estudo de caso tendo como escopo a Divisão de Engenharia Civil de Geração da Chesf

3. Relato crítico dos textos apresentados e discussões em sala de aula
O texto inicia a discussão analisando a influência das tradições hebraicas e helênicas na formação do pensamento ocidental. O autor contextualiza aprimeira ideia de organização na cultura grega, na qual o equilíbrio do universo seria o resultado das forças opositoras dos deuses: Caos e Eros, que representam, respectivamente, desordem e confusão, e, ordem e regra.
O documento relaciona ainda, a ideia de organização ao pensamento hebraico e cristão. Embora, não seja um texto de caráter religioso, o artigo apresenta algumas citações bíblicascom a finalidade de clarificar a importância da fala e da linguagem na formação das memórias. Há a indicação do registro bíblico: “No princípio era o Verbo, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele” (João 1:1-3). A reflexão sobre o texto esclarece a percepção sobre a utilização das palavras para ordenação do mundo, associadas ao ato de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Que Ci Ncia Tecnologia E Sociedade
  • Resumo Ci ncia e Tecnologia
  • Ci ncia e Sociedade
  • Tecnologias Na Educa O Em Ci Ncias
  • Ci Ncia E Tecnologia Dos Materiais
  • Ci Ncias Da Natureza E Suas Tecnologias
  • FACULDADE DE TECNOLOGIA E CI NCIAS
  • Trabalho Ci Ncias E Tecnologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!