UFMS Resenha Or Amento 1

347 palavras 2 páginas
Resumo: Este trabalho é uma resenha do artigo “Práticas Orçamentárias aplicadas em empresas hoteleiras no Brasil: Um estudo na Cidade de Balneário Camboriú – SC‘’ de autoria de Maurício Mello Codesso, Rogério João Lunkes e Ricardo Suave, o texto trata do estudo orçamentário nas empresas de hotelaria no Brasil, especificamente nos Hotéis localizados em Balneário Camboriú – SC, uma das cidades brasileiras que recebe mais turista.
Resenha Crítica – “Práticas Orçamentárias aplicadas em empresas hoteleiras no Brasil: Um estudo na Cidade de Balneário Camboriú – SC‘’
Segundo os autores, Maurício Mello Codesso, Rogério João Lunkes e Ricardo Suave, o orçamento nas empresas hoteleiras no Brasil ainda não é muito utilizado, pois muitas de suas técnicas são aplicadas parcialmente.
Neste texto, os autores, abrangem as características essenciais para o orçamento, bem como as formas de elaboração, os tipos de orçamento, seus objetivos e finalidades, entre outros. Na fundamentação teórica do artigo foram apresentadas as diversas concepções a cerca do orçamento nos hotéis, no estudo e visão de diversos autores.
Conforme os próprios autores “foram feitas questões acerca da categoria da organização” dentre as quais: informações dos hotéis de Balneário Camboriú; taxa média de ocupação e quantidade de leitos; características do processo orçamentário, resultados da execução do orçamento; avaliação do orçamento e análise das variações.
Dessa forma a análise dos dados se deu por meio de várias tabelas explicativas, além das tabelas informativas referentes ao orçamento dos hotéis estudados.
Conclusão
Ao lermos o artigo em questão aprendemos concepções importantes sobre orçamento. A literatura utilizada contribui para o estudo e entendimento do orçamento, pois traz diversas visões dos mais diversos autores da área.
Vimos a questão da rede de hotelaria no Brasil em relação às práticas orçamentárias, desenvolvida de forma sucinta e explícita para o leitor. Os autores souberam utilizar-se

Relacionados

  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas
  • Belo monte
    213967 palavras | 856 páginas