UFMG Resenhas Eduardo Vibeiros

2713 palavras 11 páginas
Resenha
Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio
(Eduardo Viveiros de Castro)

Resenha: Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio – Eduardo Viveiros de Castro
Em foco: a qualidade perspectiva do pensamento ameríndio
O mundo é habitado por diferentes espécies de sujeitos ou pessoas, humanas e não humanas, que o apreendem segundo pontos de vista distintos.
A distinção clássica entre Natureza e Cultura não pode ser utilizada para descrever dimensões ou domínios internos a cosmologias não-ocidentais sem passar antes por uma crítica etnológica rigorosa.
A expressão "multinaturalismo" para designar um dos traços contrastivos do pensamento ameríndio em relação às cosmologias "multiculturalistas" modernas: enquanto estas se apóiam na implicação mútua entre unicidade da natureza e multiplicidade das culturas — a primeira garantida pela universalidade objetiva dos corpos e da substância, a segunda gerada pela particularidade subjetiva dos espíritos e dos significados —, a concepção ameríndia suporia, ao contrário, uma unidade do espírito e uma diversidade dos corpos. A "cultura" ou o sujeito seriam aqui a forma do universal, a "natureza" ou o objeto a forma do particular.
As categorias de Natureza e Cultura, no pensamento ameríndio, não designam províncias ontológicas distintas, mas apontam para contextos relacionais, perspectivas móveis, pontos de vista.
A distinção natureza/cultura deve ser criticada... A florescente indústria da crítica ao caráter ocidentalizante de todo dualismo tem advogado o abandono de nossa herança conceitual dicotômica.
Perspectivismo
Palavras chave: Ontologias amazônicas altamente transformacionais. Perspectivismo e transformismo. Economia simbólica da alteridade. Inversões perspectivas. Estatutos relativos e relacionais de predador e presa.
O modo como os humanos vêem os animais e outras subjetividades que povoam o universo é profundamente diferente do modo como esses seres os vêem e se vêem. Os humanos, em

Relacionados