uerj ffp 2014.2

3163 palavras 13 páginas
Artigo de Oficina e Produção de Texto I
São Gonçalo
2015
O Estado: Algumas reflexões
Larissa Ferraz
Moises Robaina
Rafaela Mendes
Rebeca Manso
Renan Albuquerque
Wellinghton Marins
Ao fazer uma análise da sociedade e de sua história, podemos observar claramente a dificuldade para sair do regime capitalista em direção ao socialismo, que seria uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades. Podemos ainda citar como exemplo a Guerra Fria, um conflito não armado entre duas grandes potencias, onde o vencedor foi o capitalismo.
O Estado Capitalista é a maior organização burguesa, um sistema econômico com fins lucrativos, onde a opressão da classe operaria e as diferenças entre as classes são notórias. O Estado, preocupado somente com a exploração, segue apenas os interesses da burguesia deixando de lado a classe trabalhadora.
No Brasil, o capitalismo se consolidou de fato na década de 60 após a queda de João Goulart, que era a favor de uma reforma agrária no Estado Nacional. Insatisfeitos, os militares, com o apoio dos donos de terras, deram início a um sistema opressor conhecido como ditadura. O governo militar colaborou com criação da Rede Globo que em seus principais jornais apresentava o que ia de encontro aos interesses dos militares, chegando a se tornar a maior emissora de televisão do Brasil. Após o fim do regime militar, é notório o apoio da emissora para partidos de direita.

Palavras chave: Capitalismo; Socialismo; Estado Capitalista e Burguesia; Regime Militar, Rede Globo.

Estado Capitalista, Estado Socialista e a burguesia, essas são as principais matrizes deste artigo, tentar explicar, descrever, questionar, discutir as possíveis motivações do Estado em seu interesse pelo Capital, como funciona, quem ele desfavorece e quem é realmente o beneficiado, quem os protegem? Passando pela luta dos operários por seus direitos, também pondo em questão a utilização das Forças Armadas, Policias Militar e Polícias Civis.

Relacionados

  • o que é a filosofia? (Ferry)
    1068 palavras | 5 páginas