UEPSignificativa

9089 palavras 37 páginas
1

Versão 6.0
UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS – UEPS *
Potentially Meaningful Teaching Units - PMTU

Marco Antonio Moreira
Instituto de Física – UFRGS
Caixa Postal 15051 – Campus
91501-970 – Porto Alegre, RS moreira@if.ufrgs.br http://moreira.if.ufrgs.br

Resumo

É proposta a construção de uma sequência didática fundamentada em teorias de aprendizagem, particularmente a da aprendizagem significativa. Partindo das premissas de que não há ensino sem aprendizagem, de que o ensino é o meio e a aprendizagem é o fim, essa sequência é proposta como sendo uma Unidade de Ensino Potencialmente
Significativa (UEPS). São sugeridos passos para sua construção, são dados exemplos e é apresentado um glossário dos termos técnicos utilizados.
Palavras-chave: unidade de ensino, aprendizagem significativa, ensino potencialmente significativo. Abstract

The construction of a didatic sequence is proposed based on learning theories, specially the meaningful learning one. Assuming that there is no teaching without learning, that teaching is a means and learning is the goal, such a sequence is proposed as a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU). Steps for its construction are suggested, examples are given, and a glossary of the technical terms involved is provided.
Keywords: teaching unit, meaningful learning, potentially meaningful teaching.

*

Original a ser submetido à publicação.

2

INTRODUÇÃO
Na escola, seja ela fundamental, média ou superior, os professores 1 apresentam aos alunos conhecimentos que eles supostamente devem saber. Os alunos copiam tais conhecimentos como se fossem informações a serem memorizadas, reproduzidas nas avaliações e esquecidas logo após. Esta é a forma clássica de ensinar e aprender, baseada na narrativa do professor e na aprendizagem mecânica do aluno.
As teorias de aprendizagem sugerem outras abordagens. Os resultados da pesquisa básica em ensino também, mas nem umas nem outros chegam às salas de aula. Não se trata aqui de culpar

Relacionados