UEMA TRB BIOQUIMICA

1634 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – CCA
CURSO DE ZOOTECNIA – CZ

TRABALHO DE BIOQUÍMICA

São Luís – MA
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – CCA
CURSO DE ZOOTECNIA – CZ

DISCENTES:
Alexandre Carvalho
Allef Nunes
Lucas Eduardo
Hete Júnior

São Luís – MA
2014
INTRODUÇÃO
Um produto de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura, e no tempo certo, às necessidades do cliente. Quando o produto é um alimento, como a carne bovina, e o cliente é um consumidor moderno, e conseqüentemente, exigente e muito seletivo, poder- se-ia adaptar essa definição de modo a incluir os conceitos de valor nutritivo, sanidade e características organolépticas.
A carne bovina é o produto final da bovinocultura. Apesar de teoricamente a cadeia produtiva da carne bovina terminar quando o consumidor adquire um corte cárneo em algum balcão frigorificado, a qualidade da carne somente será determinada quando o corte for consumido. Por isso, sob a ótica moderna de atendimento de demandas do cliente, torna- se importante que a cadeia inclua a preocupação de atendimento às demandas do consumidor.
DESENVOLVIMENTO:

NÍVEIS DE ENERGIA
Propriedades carne bovina (valor nutricional)
A carne pode ser considerada como um alimento nobre para o homem, pois serve para a produção de energia, para a produção de novos tecidos orgânicos e para a regulação dos processos fisiológicos, respectivamente, a partir das gorduras, proteínas e vitaminas constituintes dos cortes cárneos.
O grande mérito nutricional da carne é a quantidade e a qualidade dos aminoácidos constituintes dos músculos, dos ácidos graxos essenciais e das vitaminas do complexo b presentes, tendo também importância o teor de ferro.
PROTEÍNAS
Isoleucina, lisina, leucina, triptofano, treonina, metionina, fenilanina, valina, histidina
Proteína de alto valor biológico
Todos aminoácidos essenciais, em proporções

Relacionados