udijoepdsa

336 palavras 2 páginas
Cecilia Meireles
Observamos nas poesias analisadas que não apresentam a estrutura fixa de versos dentro de uma estrofe, não apresentam muitas rimas e as palavras utilizadas são do dia a dia.
São poesias curtas que nos dois casos nos transmitem o sentimento da autora.
Sua sensibilidade manifestava-se na valorização da intuição e da emoção como formas de interpretar o mundo.

Carlos Drummond de Andrade
O poeta escreve seus poemas sem uma estrutura fixa em relação a versos e estrofes com poucas rimas.
Não volta ao passado escrevendo assim, coisas contemporâneas que acontecem na vida das pessoas.
Drummond já anuncia alguns temas que estarão presentes em toda produção literária: o questionamento do sentido da vocação literária e da função social do poeta, a dificuldade de compreender os sentimentos, a importância da família.

Fernando Pessoa
Pelos poemas analisados o autor escreve as estrofes com quatro versos e utiliza rimas. Os poemas são de fácil interpretação, pois, não usam palavras difíceis.
Fernando Pessoa em inúmeros poemas o tema do “questionamento do eu” é abordado, às vezes de modo mais sofrido e denotando uma grande angústia, às vezes de modo mais casual. Avaliação do tom, porém não apresentam uma diminuição no interesse do poeta em investigar como se constitui a identidade individual.

Manuel Bandeira
Uma das inovações da obra de Manuel Bandeira é o uso que faz da linguagem, na apresentação das situações cotidianas. A capacidade de ver as cenas prosaicas, as situações mais banais do dia a dia filtradas por líricos e de recria-las poeticamente por meio de uma linguagem simples são as características mais marcantes da sua poesia.

Mário de Andrade
O desafio enfrentado pelo poeta é o de conciliar os sinais recolhidos da vida cotidiana, e suas reflexões mais íntimas.
Essa tendência passa associar imagens e sentimentos deu origem, nas obras de Mário, às importantíssimas meditações, poemas longos que mostram como a experiência imediata

Relacionados