Udighu

367 palavras 2 páginas
Átomos e Moléculas

Todas as substancias que existem são constituídas de átomos e moléculas. Podemos ter substâncias simples ( ferro, oxigênio, hidrogênio, cobre, etc) e substâncias compostas ( água, sal, etc). Por exemplo a água é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, a sua formula química é H2O.

Fig01: Molécula de água

É importante observar que a substância água tem propriedades completamente diferentes da s substancias oxigênio e hidrogênio.
Os átomos por sua vez são constituídos de elétrons e prótons e nêutrons. Os elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas bem definidas ( semelhante aos planetas ao redor do sol ), os prótons e os nêutrons estão localizados no núcleo central. O numero destas partículas depende do elemento considerado. Os elétrons e os prótons tem uma propriedade física chamada de carga elétrica e são de natureza oposta. Por convenção considerou-se que elétrons tem carga Negativa e prótons tem carga Positiva. Nêutrons não tem carga elétrica. Uma propriedade importante das cargas elétricas é que :

Cargas de mesmo sinal se repelem

Cargas de sinais diferentes se atraem

Fig02: Representação de um átomo com prótons, nêutrons e elétrons

A quantidade de carga é especificada em Coulomb ( C ). Por definição 1C é a quantidade de carga correspondente a 6,25x1018 elétrons( 6,25 seguido de 18 zeros !!!!! )..
A partir dessa definição obtemos o valor da carga de 1 elétron : qe= -1,6x10-19 C e é claro que a carga do próton tem o mesmo valor porém positiva : qp=+1,6x10-19 C
Desta forma podemos ter um corpo neutro quando houver equilíbrio entre o numero de elétrons e o numero de prótons.

Q=0

Corpo eletrizado positivamente quando Nº de prótons > Nº elétrons

Q=+1C
Estão faltando 6,25x1018 elétrons !!! O numero de prótons em excesso=6,25x1018

Corpo eletrizado negativamente quando Nº de prótons < Nº elétrons

Q =-1C
Existem

Relacionados