UBIQUIDADE, CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DOS MICRO-ORGANISMOS

686 palavras 3 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONAL
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL – MICROBIOLOGIA AMBIENTAL

Ruan Vianna
Alexandre Perez
Ademir Carvalho
Esdras Pernambuco
Luã Fares
Carlos Santanna

UBIQUIDADE, CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DOS MICRO-ORGANISMOS
MICROBIOLOGIA AMBIENTAL – 2ª SÉRIE

NITERÓI/2013
Ubiquidade de micro-organismos

De acordo com o dicionário, ubiquidade significa qualidade do que está ou pode estar em muitos lugares ao mesmo tempo ou quase ao mesmo tempo. Com os micro-organismos não é diferente, eles possuem uma capacidade de dispersão muito maior devido ao seu tamanho reduzido, sua variabilidade e flexibilidade metabólica os permite, quando expostos às condições ambientais desfavoráveis e instáveis, adaptar-se e tolerar tais condições, e conseguem recombinar e coletar caracteres positivos, graças a sua capacidade de transferência horizontal de genes.

Principais áreas de estudo onde a ubiquidade tem importância:

Odontologia: Estudo de microrganismos associados à placa dental, cárie dental e doenças periodontais. Estudos com abordagem preventiva.
Medicina e Enfermagem: Doenças infecciosas e infecções hospitalares.
Nutrição: Doenças transmitidas por alimentos, Controle de qualidade de alimentos, Produção de alimentos (queijos, bebidas).
Biologia: Aspectos básicos e biotecnológicos. Produção de antibióticos, hormônios (insulina, GH), enzimas (lipases, celulases), insumos (ácidos, álcool), Despoluição (Herbicidas - Pseudomonas, Petróleo), Bio-filme (Acinetobacter), etc.
Biotecnologia: Uso de microrganismos com finalidades industriais, como agentes de biodegradação, de limpeza ambiental, entre outros.

Fonte: Dpto. Microbiologia -UFMG

Classificação de alguns micro-organismos:

Um novo olhar sobre a ação de bactérias – riscos e benefícios

Para

Relacionados