Ubgv

487 palavras 2 páginas
Discurso Oral:
(slide 3) * Existem vários níveis de indisciplina, tais como: * -Perturbação pontual que afecta o funcionamento das aulas ou mesmo da escola. * -Conflitos que afectam as relações entre os alunos, que podem atingir alguma agressividade e violência, envolvendo por vezes, actos de roubo, violência física ou verbal, vandalismo, etc. * - Conflitos que afectam a relação professor-aluno, e que em geral colocam em causa a autoridade e o estatuto do professor. * - Vandalismo contra a instituição escolar, que muitas vezes procura atingir tudo aquilo que ela significa.

Familia * É no seio da família que os alunos adquirem maior parte dos comportamentos que exteriorizam para as aulas. * Possiveis causas: A pobreza, violência doméstica e o alcoolismo no meio familiar. * Actualmente também se acredita que é devido à desagregação dos casais, droga, ausência de valores, permissividade, demissão dos país da educação dos filhos, etc.

GRUPOS E TURMAS * Através dos grupos, os jovens procuram obter a segurança e a força necessária para adquirir certo prestígio no seio da comunidade escolar. * A turma é também um grupo, em que o aluno encontra personalidades parecidas, que encontra interesses em comum e que, pelo facto de a família estar cada vez mais ausente, passa mais tempo com ela, fortalecendo dentro dela as amizades.

ESCOLA : * A escola é acusada por seleccionar os alunos, de os discriminar á entrada e na constituição de turmas, criando focos de revolta para aqueles que se sentem marginalizados. * As escolas estão mal preparadas para enfrentarem a complexidade dos problemas actuais, na opinião do grupo deveriam existir psicólogos em todas as escolas, para contornar da melhor forma os problemas que o aluno enfrenta no ensino escolar.

PROGRAMA : * É necessário que o Estado crie oportunidades de ensino para que todos se adaptem com sucesso. * Tudo o não passe por isto, é inútil e só pode

Relacionados