UAM Raciocionio Lógico Repostas

1915 palavras 8 páginas
UNIDADE 1

1 - Para desenvolver um raciocínio correto nos deparamos com dois problemas:
• estabelecer a forma correta do pensamento para que ele possua validade;
• estabelecer a forma correta do pensamento para que ele corresponda a algum fato da realidade (Cotrim, 1989, p. 199)

2 - Mas afinal o que é um juízo?
Podemos definir um juízo como um ato pelo qual o espírito afirma alguma coisa de outra, por exemplo: “deus é bom”, ou “o homem não é imortal” são juízos, enquanto um afirma de deus a bondade, o outro nega do homem a imortalidade. um juízo necessariamente apresenta três elementos:
1. um sujeito: é o ser de que se afirma ou nega alguma coisa.
2. um atributo ou predicado: é o que se afirma ou nega do sujeito.
3. uma afirmação ou uma negação. assim, podemos dizer que o juízo é a forma central de todo pensamento. a expressão verbal de um juízo é a proposição.

3 - a partir de seus estudos sobre inteligência humana, Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas. nos seus estudos, concluiu que o cérebro do homem possui oito tipos de inteligência. Porém, a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências desenvolvidas. isto explica porque um indivíduo é muito bom com cálculos matemáticos, porém não tem muita habilidade com expressão artística.
Segundo Gardner (apud travaSSoS, 2011, p. 4-5), as inteligências são:
• lógica – voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. as pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números. Costumam fazer contas de cabeça rapidamente. • linguística – capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. os indivíduos com esta inteligência desenvolvida são ótimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande capacidade de aprendizado de idiomas.
• Corporal – grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas. um campeão de

Relacionados